A cidade medita?

05/09/2015 22:11

Por Josenildo Melo

 

                                               A CIDADE MEDITA?

            Com certeza não mais como antigamente! A cidade respira correria, pressa, vai e vem de pessoas e de automóveis. Está cada vez mais difícil encontrar oásis no deserto? Oásis espiritual está; o corre-corre já reflete até mesmo nas Igrejas? E pra onde estas pessoas pensam que caminham? Mas do que observação; o velho Marx responde: é a luta pela sobrevivência!

            Qual o assunto do momento? Crise. A meditação e a reflexão vai cada vez mais ficando em segundo plano; mas ainda existem pessoas que reservam um bom tempo do dia ou algum dia do mês pra uma boa reflexão. Quanto mais a contemporaneidade aumenta a correria, mas Deus se manifesta no dia-a-dia; somos realmente finitos. Qual a razão de tanta correria diariamente?

            Cada um dentro de si tem a sua resposta. E o trânsito? Nossa Senhora! A sensação de ganhar um carro é divina e a experiência de voltar a dirigir? Muito legal; mas o trânsito já não é mais o mesmo. E o que fazer? Andar de carro somente final de semana; foi a opção escolhida. Andar de ônibus também produz reflexões. Mas o cerne da questão é o seguinte; qual o sentido de tanta evolução? Quantas pessoas começam a sentir saudades das pequenas e agradáveis cidades? É a vida. Já pensou o choque que deve sentir uma pessoa não muito habituada à cidade? A tecnologia trouxe inúmeros benefícios; no entanto, começa a provocar distúrbios?

            O que é a reflexão crítica? Reflexão crítica é uma reflexão abrangente, questionadora e autônoma, é fazer com que um indivíduo vá além do que ele lê ou ouve, buscando diferentes perspectivas para analisar um mesmo fato. É o fato de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido como um todo.

            Nobre cidade volte a meditar. A cidade medita? Reflete e medita ó cidade dos cristãos!

 

Fonte: Artigo publicado no Conceituado e Influente Portal AZ

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!