1° encontro de ex-governadores do Piauí

09/10/2017 13:59
Hugo Napoleão, Zé Filho, Mão Santa, Freitas Neto e Wilson participam de evento juntos
 
Eles participarão do 1° encontro de ex-governadores para discutir a atual situação política, econômica e social do Estado
 
Publicado Por Margella Furtado - www.oitomeia.com.br
 
Os ex-governadores Mão Santa, Freitas Neto, Hugo Napoleão, Zé Filho e Wilson Martins estarão juntos no Piauí. O evento é o 1° encontro de ex-governadores do Estado do Piauí que ocorre na manhã desta terça-feira (10/10) no auditório da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), em Teresina.
 
O presidente da Associação dos Jovens Empresários do Piauí (Aje Piauí), Landerson Carvalho disse ao OitoMeia que o evento visa discutir a atual situação do estado.
Ex-governadores, Hugo Napoleão, Freitas Neto, Mão Santa, Zé Filho e Wilson Martins / (Foto: Montagem / OitoMeia)
 
“A expectativa é de discutir a situação do Piauí, independente de partido político, nosso foco é falar de temas necessários para o crescimento de um estado, como segurança e saúde”, explicou Landerson Carvalho.
 
CREDENCIAMENTO
 
O credenciamento começa a partir das 10h até às 10h30. Depois, às 11h começam os debates com os políticos, indo até às 13h. O presidente acrescentou ainda que no final haverá um almoço no valor de R$ 60 para aqueles que desejarem ficar mais perto dos ex-governadores.
 
CONHEÇA OS EX-GOVERNADORES
 
HUGO NAPOLEÃO
Hugo Napoleão / (Foto: (Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara)
 
Hugo Napoleão do Rego Neto, mas conhecido apenas como Hugo Napoleão  é um advogado e político brasileiro. Já foi duas vezes senador, três vezes deputado federal, três vezes ministro de estado e por dois mandatos alternados foi governador do Piauí. O parlamentar venceu sua primeira eleição em 1974, quando se elegeu deputado federal pela Arena (1975/79), sendo reeleito pelo Partido Democrático Social (PDS) por mais quatro anos (1979/83). Governou o estado do Piauí por duas vezes (1983/86 e 2001/02). Entre 1987 e 2003 ocupou por duas vezes cadeira no Senado Federal. Durante o governo de José Sarney foi ministro de Estado da Educação (1987/89) e da Cultura (1988). No governo Itamar Franco assumiu a pasta das Comunicações (1992/93).
 
FREITAS NETO
Antonio de Almendra Freitas Neto, é teresinense. Formado em economia pela Universidade Mackenzie  de São Paulo.  Iniciou sua vida pública em 1970 ao ser eleito suplente de deputado estadual pela ARENA ingressando no serviço público. Foi eleito Deputado Estadual em 1975. Em 1983 foi eleito Deputado Federal e prefeito de Teresina. Em 1991 se tornou governador do Piauí e  senador em 1995.
 
MÃO SANTA
Francisco de Assis de Moraes Souza, mas conhecido como Mão Santa nasceu em 13 de outubro de 1942 em Parnaíba (PI). Atual prefeito de Parnaíba, distante 328 km de Teresina. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Filiado ao Arena, partido de sustentação à ditadura militar, tornou-se deputado estadual no Piauí em 1978.  Depois de exercer a primeira suplência na Câmara Federal, chegou, em 1989, ao comando da Prefeitura de Parnaíba. No PMDB, candidatou-se ao governo do Estado em 1994, pleito do qual saiu vitorioso no segundo turno contra Átila Lira (extinto PFL). Mão Santa foi reeleito em 1998, mas teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2001 por acusações de corrupção. No ano seguinte, elegeu-se para o Senado Federal.
 
ZÉ FILHO
Zé Filho/ (Foto: Jéssica Kamila / OitoMeia)
 
Natural do município de Parnaíba, no Piauí, Antonio Jose De Moraes Souza Filho​ nasceu em 1970, é empresário e industrial. Filho do também empresário e ex-deputado Moraes Souza e sobrinho do ex-senador Mão Santa. Foi governador do Piauí. Deu início a sua vida na política sendo eleito vereador na sua cidade natal em 1992, onde logo em seguida entrou como candidato a prefeito e terminou vitorioso também. Subindo os degraus ainda na política, exerceu também dois mandatos consecutivos como deputado estadual, de 2003 a 2011.
 
WILSON MARTINS
Wilson Nunes Martins é um médico e político brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro. Foi governador do Piauí entre 2010 e 2014, sucedendo a Wellington Dias.  Entre 1993 e 1994 foi presidente da Fundação Municipal de Saúde na terceira administração de Wall Ferraz frente à Prefeitura de Teresina. Filiado ao PSDB por mais de uma década, foi eleito deputado estadual em 1994, 1998 e 2002, legenda a qual deixaria para ingressar no PSB do qual é presidente do diretório regional no estado. Em 1º de abril de 2010, com a renúncia de Wellington Dias para poder concorrer ao Senado Federal, Wilson Martins assumiu o Governo do Piauí recebendo a faixa governamental das mãos de seu antecessor.
 
 
Fonte:
Resultado de imagem para oitomeia fotos logomarca
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!