ACADEMIAS CHEIAS E BIBLIOTECAS VAZIAS?

16/07/2015 17:38

Por Josenildo Melo

Academias cheias e bibliotecas vazias?

            Certo dia fomos surpreendidos com a seguinte afirmação academias cheias e bibliotecas vazias; achamos essa frase muito interessante. No entanto as linhas tecidas aqui não tem o intuito de exasperar criticas às academias; pelo contrário, acreditamos que tanto as academias e as bibliotecas realmente deveriam está cheias. Mas a realidade coloca certo predomínio sobre a beleza física em detrimento do saber? Um país realmente se constrói com homens e livros!

            O escritor Monteiro Lobato é o criador desta frase! Os bons livros fazem as pessoas evoluírem não somente no aspecto econômico mas principalmente na formação de entendimento contextual de melhor compreensão da realidade e do mundo em que vivemos. Quem não gosta de uma boa academia de ginástica? Cuidar da saúde física é muito importante e muito recomendado pelos médicos. Tem um ditado popular muito interessante e salutar: beleza não põe mesa; e acreditamos que esse ditado não é meramente no aspecto de entendimento da realidade material, deve ser, sobretudo no sentido de que somos pó e ao pó um dia retornaremos e a beleza física vai desaparecendo. Na verdade o que verdadeiramente vai sobrar a todos é a beleza interior que advém da sabedoria adquirida ou nos livros ou durante todo o viver existencial. Bibliotecas devem ser muito bem cuidadas. Nos Mosteiros Católicos, depois da capela, o lugar mais sagrado dos Mosteiros são as bibliotecas. O Brasil precisa cuidar melhor das suas bibliotecas. Ler faz bem e livros são investimentos e não meramente despesas pesadas!

            O verão está chegando em algumas regiões do BRASIL e inúmeras reportagens já enfatizam o correr pra que os corpos estejam em plena forma pra maior e melhor estação do ano; isso é importante mas mais importante também é nos perguntarmos e as bibliotecas? As bibliotecas brasileiras costumam ter a devida atenção por parte da população e do povo? Por parte de quem deveria cuidar das bibliotecas existentes no país existe a preocupação devida?

            O Padre Fábio de Melo costuma dizer que o diabo é tão astuto que não nos permite viver cotidianamente a percepção do dia-a-dia da realidade como ela realmente é. Precisamos continuar cuidando da nossa saúde fazendo exercícios físicos diários e quem pode fazer isso em academias de ginástica melhor ainda; porém, não podemos deixar de cuidar do essencial em nossas vidas. Cuidar do espírito faz bem à saúde. Exercitar o cérebro através do exercício cotidiano de boas leituras faz muito bem! Antes de culparmos governos e prefeitos, podemos esforçadamente começarmos a ver o mundo científico e cultural como algo que realmente pode transformar a realidade em que vivemos. As bibliotecas particulares devem também serem bem cuidadas e também estarem sempre cheias e bem atualizadas. LIVRO É INVESTIMENTO!

            A vida depois dos 40 anos cada vez mais nos ensina que as coisas do mundo são realmente passageiras e nada de fato dura pra sempre! Outro ditado e provérbio popular muito importante; gostamos de ouvir as pessoas mais simples, pois elas nos ensinam tanto e cada vez mais percebemos que realmente são os preferidos de Deus. O ditado é o seguinte: a única coisa que não podem nos roubar é o conhecimento! Vejam que frase interessante!! E as pessoas simples mais completamente instruídas complementam: meu filho e se cortarem a cabeça ainda não serão capazes de roubar o conhecimento adquirido; pois quando chegam a cortar a cabeça de um sábio, anos depois com certeza ele ganha nomes de ruas ou avenidas importantes!

            ACADEMIAS CHEIAS E BIBLIOTECAS VAZIAS? A liberdade é algo também sagrado para todos nós, principalmente a liberdade de escolha; o correto é um dia chegarmos em nosso país a termos academias de ginástica cheias e bibliotecas também cheias. Quem somos nós para julgarmos as pessoas? Somos pó e ao pó retornaremos; e quem não tiver pecado que atire a primeira pedra. A reflexão é no sentido de que os livros, o conhecimento, as bibliotecas, a cultura, os meios de comunicação social precisam de um pouco mais de atenção do que demais seguimentos da sociedade, pois um país de fato se constrói com homens e bons livros!

FRASES: "De três coisas precisa o homem para ser feliz: benção divina, livros e amigo." Henri Lacordaire. "O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não têm, mas rejubila-se com as que têm." Epiteto.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!