APJ - Academia Piauiense de Jornalismo

11/09/2015 14:06

Por Josenildo Melo

 

                                   ACADEMIA PIAUIENSE DE JORNALISMO?

            Sim. E qual a etimologia da palavra academia? O termo Academia tem sua origem na Grécia, em torno do século III AC, quando Platão passou a reunir pensadores que discutiam questões filosóficas em um local chamado Jardins de Akademus (herói Ateniense). O grupo passou a ser conhecido por Akademia. Com o tempo, a reunião de pessoas especializadas em uma determinada área também passou a receber a mesma denominação. Mais tarde o termo passou a ser usado também para designar estabelecimentos de ensino superior e posteriormente escolas onde se ministram práticas desportivas, artísticas e outras. Sociedades de caráter científico, artístico ou literário também passaram a ser denominadas de academia.

            O Atual presidente da APJ – Academia Piauiense de Jornalismo é Chico Viana. Bem mais do que o aspecto etimológico do termo a APJ tem como objetivo maior reunir profissionais do Jornalismo e promover a confraternização entre os Jornalistas. Nos encontros promovidos além de renomados nomes do Jornalismo piauiense se reencontrarem, existe também a troca de ideias e informações sobre o cotidiano da profissão; as solenidades e encontros são sempre marcados de grande emoção e verdadeira amizade fraterna entre os membros e convidados.

            Diferentemente das tradicionais academias é visível o clima de harmonia e confraternização; mas lógico que o caráter qualitativo do termo acadêmico também é levado bastante em conta. “Iremos reservar um dia especialmente para homenagear o nosso amigo Arimatéia Azevedo, que na ocasião receberá o título de jornalista corajoso, por sempre atuar de forma corajosa e “bater” de frente com os poderosos”, afirma o presidente Chico Viana.

            Afinal o que é o Jornalismo? Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações. Também se define o Jornalismo como a prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais, bem como eventos passados, como sucede em revistas. Jornalismo é uma atividade de Comunicação. E lidando com informações privilegiadas, muitas vezes os Jornalistas não agradam ao poder!

            É uma excelente iniciativa a Academia Piauiense de Jornalismo; e esta academia precisa ser bem mais apoiada, incentivada e estimulada. Bem mais do que em outras épocas talvez este seja um momento em que mais do que nunca o entrelaçamento deve ser muito mais forte! Sindicato e Academia estão juntos e unidos em cada vez mais aproximar os profissionais da Imprensa. Frequentar é também uma forma de incentivar e reforçar esta grande iniciativa!

Artigo publicado no Conceituado e Influente PORTAL AZ                      

            


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!