Artigo: 30 anos com liberdade de expressão!

12/10/2017 05:45
Por Josenildo Melo
 
30 anos com liberdade de expressão!
 
Ontem foi dia do nosso aniversário. Dia de comemorar a Liberdade de Expressão. Parabéns ao Jornal Diário do Povo. O que caracteriza e define o Jornalismo de ontem, de hoje e de sempre? Produzir conteúdo que reflita de fato os acontecimentos da realidade da sociedade em que vivemos. Isso o Diário do Povo vem fazendo com qualidade a trinta anos. Tornando-se no dia 11 de outubro de 2017 praticamente um oásis em meio ao deserto dos meios de comunicação local.
 
Qual o sentido de possuir um jornal e a partir dele agregar apenas capital financeiro? Essa nunca foi e nem será a verdadeira função de um veículo de comunicação social de tamanha importância e envergadura. Jornalismo se constrói com determinação e manutenção advinda principalmente de seus leitores. Os assinantes fazem a força de um grande jornal. Fazemos questão de sermos assinantes do Jornal Diário do Povo. Um jornal que a 30 anos respeita os seus leitores!
 
Qual o sentido de ter um Jornal e o mesmo ser considerado pelas pessoas de bem como um jornal “chapa branca” ? Alguns jornais ao perceber as suas capas logo os leitores possuem não somente esta noção; mas alardeiam aos quatro cantos do mundo. Dizem: isso não é um Jornal – é um verdadeiro panfleto ideológico do Governo. Deve ser triste possuir esta marca na sociedade. A imprensa não é somente o dito quarto poder mas sobretudo o poder de fato fiscalizador de uma sociedade que cansou de ser poluída e ludibriada por pessoas inescrupulosas; sem consciência da importância da coletividade. Um Estado não deve ser considerado rico pelos bens que seus governantes possuem em demasia mas sobretudo por sua riqueza sócio-político-econômica e educacional. Quanto estrago vem acontecendo em nosso Estado? E todos sabem de fato disso e não dize m simplesmente nada. O Jornal Diário do Povo a 30 anos defende de fato a liberdade de expressão. Quantos profissionais da imprensa possuem patrimônios incompatíveis com seus proventos? Quantos? Talvez se contem nos dedos os que possuem a consciência da coletividade?
 
Fazer o que o Jornal Diário do Povo vem fazendo a 30 anos – Jornalismo de Qualidade e com credibilidade junto aos seus leitores e assinantes é coisa rara. Aos seus diretores e donos deve realmente custar muito o ônus das perseguições; mas o bônus da certeza de que continua no caminho certo vale a pena continuar em sua defesa árdua e prazerosa de ser a voz dos que possuem consciência coletiva e respeito aos bons valores eternos e alicerçados na sabedoria Aristotélica. Política não é lugar pra enriquecimento pessoal; é sim o local do crescimento do coletivo! Política é a Arte de praticar o bem Comum; o bem da coletividade! O Bem de todos !!
 
O que é a definição clássica do Jornalismo Investigativo? Não existe esta definição; pois segundo Ricardo Missão a melhor definição é a percepção de que Fazer jornalismo investigativo é uma tarefa árdua e trabalhosa, pois exige profundidade de checagem, dispêndio de tempo e disponibilidade de recursos que influenciam na qualidade de informação e conteúdo. Nos últimos anos, as redações têm passado por um processo de transformação em que as pessoas buscam no conteúdo online e, principalmente, nas mídias digitais, uma forma de se manter atualizadas. É preciso repensar a notícia e debater a qualidade de informação que, poderá impactar de modo direto na audiência e credibilidade do veículo de comunicação. O Jornalismo é por essência investigativo. É checagem, reportagem com dados, pauta com subsídios suficientes para produzir reportagem e, com isso, até chamá-la de especial. É pauta com fontes, personagens e dados. O Jornal Diário do Povo vem a 30 anos fazendo Jornalismo Investigativo e com Credibilidade. Parabéns Jornal Diário do Povo do Piauí ! Se você ainda não tem uma Assinatura do Jornal Diário do Povo – Faça! Pois vale realmente o valor investido.
 
Muito obrigado de coração ao Influente e Conceituado Jornalista Arimatéia Azevedo; proprietário do Portal AZ pela publicação de mais um Artigo nosso. Muito obrigado nobre Ari !
 
 
Fonte: Artigo publicado no Influente e Conceituado Portal AZ.
 
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Participe:
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!