Artigo de Opinião: Intelectualidade tem lado?

27/06/2016 11:54
Por Josenildo Melo 
Durante todo o processo histórico as massas tenderam a buscar posicionamentos e cobrar posicionamento público dos homens públicos e instituições. Os verdadeiros homens públicos não possuem lado e muito menos as grandes instituições. Os atos políticos devem ser sempre posicionamento circunstancial? Em política tudo muda de forma rápida; o melhor é conter as emoções. É fora do contexto racional posicionamentos baseados também em mero pragmatismo?
 
O que significa a etimologia da palavra intelectual? Intelectual é um termo que deriva do vocábulo latino intellectuālis e que permite fazer referência àquilo que pertence ou que é relativo ao entendimento. O adjectivo intelectual, por conseguinte, tende a ser usado em oposição ao corporal ou físico, aparecendo associado ao espiritual ou ao simbólico. Quando se diz que algo se deve resolver de maneira intelectual, significa que a solução desse assunto só se consegue através do pensamento e da reflexão. Por conseguinte, não importa aqui a força física que é aplicada. Por outro lado, são consideradas intelectuais as pessoas que se dedicam às letras e às ciências. Estes sujeitos investem o seu tempo a estudar a realidade e a refletir nos problemas sociais.
 
No contexto mundano muitas vezes as pessoas tendem a dizer mais que negócio é esse; um dia um posicionamento é de um jeito, logo em seguida a tendência é totalmente alterada. Paixões não combinam com o Poder. O poder nem pode ser emotivo e muito menos somente pragmático. O que é o pragmatismo? Doutrina filosófica que adota como critério da verdade a utilidade prática, identificando o verdadeiro como útil; senso prático. A valorização da prática (pela prática continuada), a "filosofia de resultados", recebe o rótulo filosófico de pragmatismo.
 
Pois bem, intelectualidade tem lado? Não tem. O posicionamento intelectual é baseado estritamente em fatos e acontecimentos da realidade. Qual o maior acontecimento da realidade brasileira atual? A troca de comando de poder. O que significa alinhar-se a desalinhados? Derrotas eminentemente em futuro não tão próximo. A Ordem e o Progresso está ouvindo, escutando, recebendo, alinhando, ponderando. E porque algumas lideranças locais aspiram um apoio local contra o projeto nacional? Quais seriam as reais necessidades? O mundo mudou; a política também!
 
Intelectualidade não tem lado! O pensar nos desempregados, no bem do país e ter bom senso significa está do lado certo no momento certo. Quem em sã consciência tem coragem de fato de remar contra a maré? Se em menos de 30 dias a República Federativa do Brasil já sente o ar da estabilidade; imagina o cálculo pragmático a longo prazo. Escolher o melhor lado é sabedoria!!
 
Lideranças precisam colocar em prática o sinônimo da palavra sabedoria. O que é sabedoria? É substantivo que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão. Quando a sabedoria é usada para fazer coisas menos boas, ela pode ser sinônimo de astúcia ou esperteza.
 
Artigo publicado no Conceituado e Influente Portal AZ
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!