Artigo de Opinião - Quem não é ladrão?

11/02/2016 17:36

Por Josenildo Melo

QUEM NÃO É LADRÃO?

 

Inúmeras pessoas ganham a vida honestamente e não merecem a peça de ladrão! A campanha subliminar indagando quem não é ladrão não vai conseguir destruir uma nação. Vocês já perceberam que vez por outra alguém pergunta não de forma direta; mas indiretamente sempre indaga: e quem não fez isso? Costumam perguntar: diga quem não faz isso? Eis uma época difícil!

 

Qual a etimologia da palavra ladrão? (lat latrone) adj+sm 1. Que, ou aquele que furta ou rouba. 2. Que, ou aquele que de qualquer maneira fraudulenta se apodera do que é de outros: espoliador, despojador. 3. Maroto, tratante. Circula também publicamente que ladrão é um termo originado do grego “lateranus”. No Império Romano, era a pessoa que ficava ao lado (lateral) da autoridade cobradora de impostos, protegendo-a e aproveitando para se locupletar às custas do patrimônio alheio. Qualquer semelhança com os dias atuais é mera especulação crítica?

 

O país vive momentos que a proliferação genérica do termo ladrão pode generalizar-se? É preciso ter realmente muito cuidado e respeito às leis. O Brasil é uma nação constituída por pessoas do bem e que realmente desejam um país justo e fraterno; não pensem que não existem seres humanos analisando minuciosamente a “publicidade” genérica de termos. As instituições e o povo brasileiro precisa realmente ser respeitado. É desrespeito às leis a desqualificação das instituições!

 

Qual o significado da palavra Honestidade? Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar. Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra. A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo. Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil , porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas. Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros. Alguns sinônimos de honestidade são honradez, decoro, probidade, compostura, decência, pudor, dignidade.

 

Quem não é ladrão? Não somos ladrões! O povo brasileiro em sua grande maioria é honesto! E porquê de fato não somos um país realmente rico materialmente? Cabe a todos realmente fazerem essa bela reflexão dentro de seu íntimo. As leis precisam serem respeitadas. As instituições precisam serem colocadas fora do plano genérico de indagações perigosas. O Estado Democrático de Direitos tem limites? O certo é que os justos e defensores da coletividade merecem total respeito!

 

Este ano dedique bastante tempo e perceba que alocuções públicas e genéricas podem estarem sendo colocadas direta ou indiretamente em sua consciência. Não se renda! Não se venda! Continuem com suas consciências tranquilas e pautadas no caminho da Honestidade e total respeito às leis que constituem o nosso país. Todos são pó e ao pó um dia todos retornarão e serão cobrados!

 

Quem não é ladrão? O povo brasileiro. O que deve ser regra e pautar a vida é a Honestidade. Mas quem não tem pecado que atire a primeira pedra? Essa é outra máxima que muitas vezes é colocada de forma indevida e que podem tentar justificar o injustificável. Muito cuidado e fiquem atentos pois 2016 é um ano verdadeiramente muito perigoso e de fato decisivo!!

 

Artigo Publicado no Conceituado e Influente Portal AZ

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!