Bélgica manterá nível de alerta de ameaças

22/11/2015 19:00

Bélgica manterá nível de alerta de ameaças no máximo em Bruxelas na segunda-feira

BRUXELAS (Reuters) - A Bélgica vai manter o mais alto nível de alerta de ameaças para Bruxelas na segunda-feira, enquanto o metrô e escolas permanecerão fechados por conta de uma ameaça "grave e iminente" de ataques coordenados e múltiplos, disse o primeiro-ministro do país.

Para o restante da Bélgica, um alerta de ameaças nível três em uma escala de quatro níveis permanecerá em vigor, disse o primeiro-ministro belga, Charles Michel.

 

"O que tememos é um ataque similar ao de Paris, com vários indivíduos que podem também possivelmente lançar diversos ataques ao mesmo tempo em múltiplos locais", disse Michel em coletiva de imprensa em Bruxelas.

 

Shoppings, lojas e transporte público são possíveis alvos, disse Michel, acrescentando que o governo aumentará a presença da polícica e do exército na capital.

 

A Bélgica tem estado no centro de investigações sobre os ataques de Paris após emergir a ligação com Bruxelas, particularmente com o bairro de Molenbeek.

 

O suspeito fugitivo Salah Abdeslam, de 26 anos, voltou para Bruxelas de Paris rapidamente após os ataques, nos quais seu irmão mais velho Brahim se explodiu em um café.

 

Temores sobre os riscos que ele ainda apresenta motivaram o cancelamento na semana passada de um jogo amistoso de futebol internacional em Bruxelas contra a Espanha.

 

 

(Por Philip Blenkinsop e Robert-Jan Bartunek)