Caminho pessoal e comunitário - Artigo

20/02/2016 08:41

Por Josenildo Melo

 

CAMINHO PESSOAL E COMUNITÁRIO?

Ele está no meio de nós. Ele? Quem? Não tenha dúvidas; Deus está no meio de nós!Aproveitemos o período quaresmal para refletirmos sobre nossas ações. Precisamos cuidar um pouco mais do mundo. Somos todos convidados a refletirmos à luz da Campanha da Fraternidade 2016. Precisamos contribuir um pouco mais com a nossa casa? O Brasil realmente agradece!

 

O período quaresmal é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo.

 

Deus ajuda quem cedo madruga? É uma máxima popular e é carregada de entusiasmo no sentido de que ao invés de culpabilizarmos constantemente aos outros; só com Deus e muito esforço é que realmente poderemos amenizar os sofrimentos de um mundo em constante mudanças. O tempo ideal pra reflexão sobre atos e ações é o período quaresmal.

O que é mesmo a quaresma? É o tempo do perdão e da reconciliação. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a apreciar e conhecer a Cruz de Jesus Cristo.

 

E o caminho pessoal e comunitário? Consiste no sentido de que a personificação quaresmal deve refletir no comunitário também; isto é, quando aproveitamos o período quaresmal para além do pessoal consequentemente os reflexos acontecerão imediatamente também no comunitário. O que é algo comunitário? Aquilo que é comum a todos que vivem em determinadas localidades (bairros, povoados, cidades, aglomerados, etc). Quaresma é caminho pessoal e comunitário e significa a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Medita Cidade. É tempo de reflexão!!

 

Artigo publicado no Conceituado e Influente Portal AZ

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!