'Catequese e meios de comunicação social'

01/08/2015 19:54

Artigo: 'Catequese e meios de comunicação social'

Dom Jacinto é um Grande Catequista e com certeza intensificará o relacionamento da Igreja com os Meios de Comunicação Social. 

Por Josenildo Melo

 

            Catequese é uma “tarefa absolutamente primordial” da missão da Igreja, diz-nos São João Paulo II em sua exortação sobre a catequese. “A catequese que consiste na educação ordenada e progressiva da Fé deve ser atividade prioritária na América Latina, se quisermos conseguir uma renovação profunda da Fé Cristã e, com esta, uma nova civilização que seja participação e comunhão de pessoas na Igreja e na Sociedade” decidem os Bispos reunidos em Puebla. 

            Em ritmo de Catequese moderna e contemporânea, humildemente, disponibilizamos sempre algumas informações; hoje, sobre a Bíblia. Que é a Bíblia? Todo povo tem seu passado, sua história. Existem certos livros a respeito do passado de determinado povo e que fazem parte de sua história. Os maometanos têm o Corão, livro que consideram ditado inteiramente por Deus. Muito antes, o livro dos Vedas fazia parte da história dos hindus. Judeus e Cristãos têm alguns livros que fazem parte de sua história. 

            Nós, Cristãos, chamamos esses livros de Bíblia ou Sagrada Escritura. Dizemos que esses livros são escritos por homens, mas que são Palavra de Deus: que os homens que os escreveram pretendiam nos dizer determinadas coisas, mas inspirados por Deus. A Bíblia não é, pois, um livro que se lê como qualquer outro, considerando que, para se entender a Bíbilia, é preciso FÉ! Fé no Deus vivo, Deus presente e atuante na História.

            A Bíblia consta de duas partes: Antigo e Novo Testamento. Os textos anteriores a Cristo pertencem ao Antigo Testamento e os posteriores a Cristo, ao Novo Testamento. A FÉ em Deus é sempre algo livre! Deus não se impõe aos seres humanos como força coercitiva. Deus não é visível no microscópio. Nem os astronautas o divisaram no espaço. Nosso Deus não é produto de um raciocínio filosófico. Mas será que Deus não está além das necessidades conscientes ou inconscientes do homem, além dos nossos raciocínios? A Igreja Católica dar testemunho da Existência de Deus além do raciocínio humano; exemplo disso é os seus inúmeros Santos e Santas. Incontáveis Obras Sociais, testemunhas do Amor de Deus pela Humanidade. Deus é principalmente, contato constante, vivenciado na Oração pessoal e comunitária!

            Catequese. Catequese e Meios de Comunicação Social. Meios de Comunicação Social são todas as tecnologias de media, incluindo a Internet, a Televisão, os Jornais, Revistas e o Rádio. Catequese (gr katékhesis) sf 1. Instrução sobre religião. 2. Ação de catequizar, catequização; doutrinamento. 

 

            

BIBLIOGRAFIA: Dicionário da Língua Portuguesa. Barueri, SP: Gold Editora, 2009.
MORACHO, Félix. Na Escola da Fé. Edições Paulinas, SP, 1983.