Coluna do Cláudio Humberto - Diário do Poder

09/07/2016 06:28
NA ANCINE, O PC DO B SE ESBALDA NO NEPOTISMO
Na farra do “aparelhamento” a Agência Nacional do Cinema (Ancine) desde 2005, o PCdoB distribui cargos para membros do comitê central do partido e, claro, para parentes. Caso do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que emplacou cunhada na Ancine. Conhecido por usar cartão corporativo para gastar sem piedade dinheiro público, pagando até tapioca, Silva foi medíocre ministro do Esporte, no governo Lula.
 
NOTÓRIO SABER
Antes da Ancine, Renata Petta, cunhada de Orlando Silva, passou uma temporada atuando em entidades estudantis controladas pelo PCdoB.
 
É NÓIS, MANO
O Planalto soube que um irmão do ex-ministro Aldo Rebelo, Apolinário, também do PCdoB, tem cargo na assessoria parlamentar da Ancine.
 
EXPERTISE
Ex-primeira-dama de Aracaju com marido filiado ao PCdoB, Indira Amaral foi superintendente e, depois, assessora da diretoria da Ancine.
 
VITALICIEDADE?
Agarrado à presidência da Ancine há 11 anos, Manoel Rangel Neto foi ardoroso defensor de Dilma, e subiu em palanques contra o “golpe”.
 
TEMER EDITOU 14 MPS EM MENOS DE DOIS MESES
O presidente Michel Temer editou 14 medidas provisórias desde que assumiu o Planalto, dia 12 de maio. Lula editou 414 MPs e Dilma, 205. O ritmo acelerado das MPs (uma a cada quatro dias) é bem maior que a média de Dilma (uma a cada nove dias), e de Lula (uma por semana), mas com uma importante diferença: pelo menos até agora, as MPs editadas por Temer atendem a pré-requisitos de urgência e relevância.
 
ATÉ AGORA RELEVANTE
Foi através de MP que Temer reduziu o número de cargos no governo e através de outra que destinou R$ 2,9 bilhões para o Rio de Janeiro.
 
MP ANTIPEDALADA
Dilma editou medida provisória na véspera de Natal do ano passado para liberar o uso do superávit de 2014 para quitar suas pedaladas.
 
MP DA AUTOPROMOÇÃO
Em 2007, Lula editou MP para criar a TV Brasil, que nem audiência tem. Segundo Pedro Simon, o único propósito era “divulgar São Lula”.
 
NÃO É O QUE PARECE
O ex-presidente Lula desembarcou em Brasília nesta semana após Michel Temer falar em necessidade de medidas duras. Lula não parece esperançoso em salvar Dilma, mas construir forte oposição a Temer.
 
HOMEM DO CUNHA
Sem querer querendo, Rogério Rosso (PSD-DF) procura deputados do PSDB e DEM para apoiá-lo na eleição para presidente da Câmara. Os partidos resistem por considerá-lo “homem de Eduardo Cunha”.
 
ANTI-PETROLÃO
Projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) cria o regime de Performance Bond, nos contratos de obras com a União. O objetivo é quebrar a interlocução direta entre empreiteiras e agentes públicos.
 
MUITO CACIQUE
Nesta semana, índios das tribos Pataxó e Tupinambá apareceram na Câmara para reivindicar a demarcação de terra no sul da Bahia. De oito índios, sete eram caciques. Na Câmara, claro, pareciam à vontade.
 
TRAPALHADA
Após exonerar todos os funcionários do seu gabinete, o deputado Victório Galli (PSC-MT) decidiu recontratá-los. Mas comissionados só podem ser contratados novamente após 90 dias de afastamento.
 
SOGRA DÁ TRABALHO
A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça gaúcho aceitou denúncia contra o prefeito de Sertão, Marcelo D´Agostini. Ele vai responder pelo sumiço de R$ 542,83 em benefício da sogra, Mafalda Bacchi.
 
MADAME JÁ ERA
Em conversas reservadas, líderes petistas acreditam que a renúncia de Eduardo Cunha à presidência da Câmara fortalece o impeachment. Cai por terra o discurso falacioso de “golpe”.
 
SEM VOLTA
Até senadores aliados de Dilma Rousseff dizem que “nem mesmo os petistas acreditam nessa história de golpe”. Eles preferem usar o caso de forma marqueteira acusa um dos senadores da comissão.
 
PENSANDO BEM...
...dirigir sem ligar o farol rende multa ao cidadão, mas deixar rodovias esburacadas e sem sinalização não rende um só centavo de multa às autoridades.