Coluna do Jornalista Arimatéia Azevedo

04/08/2015 10:28

Coluna do Jornalista Arimatéia Azevedo

PORTAL AZ

Tensão no Planalto

A prisão ontem – que era esperada – do ex-ministro José Dirceu, na 17ª fase da Operação Lava Jato, passa a sensação de que algo mais grave, com personagens de maior envergadura, está por acontecer. José Dirceu foi mandado para a cadeia em 2012 (a segunda em sua história de vida) como sendo o chefe de uma organização criminosa, batizada pelo Ministério Público e apelidada de Mensalão. De lá para cá, José Dirceu começou a se preparar para uma provável terceira reclusão quando surgiu a Lava Jato. Até parece que dormia com a mala arrumada. Ele entrou na operação Lava Jato já agora na condição de um dos líderes do Petrolão, envolvendo grande desvio de recursos na Petrobras. Os procuradores denunciam José Dirceu como o mentor de muitas indicações para a diretoria da estatal, que viabilizaram o que os próprios investigadores chamaram de institucionalização da corrupção. Nesse fojo parece que tem algo mais que o preá, pois, sob o comando do juiz Sérgio Moro é de se esperar a continuação de investigações que podem levar a gente mais importante que José Dirceu na esfera dos poderes da República. Logo, o que inquieta o mundo político de Brasília neste momento são os desdobramentos que essa prisão pode resultar. José Dirceu, por não ser réu primário entra nesse segundo processo sem o benefício de prisão domiciliar. Aliás, até que se discuta a questão jurídica do caso, ele sai da prisão domiciliar para o regime fechado. A não ser que ele se transforme num dos delatores e conte, efetivamente, tudo que sabe. Quem, até agora se considerava intocável, passa a se sentir fragilizado caso José Dirceu aceite a delação premiada. Esses temores estão fazendo as luzes de Brasília se apagarem mais tarde nas mansões e nos órgãos públicos.


E agora?

Vai faltar dinheiro para a campanha eleitoral de 2016. Porque não se vai encontrar empresário nenhum que queira correr o risco de receber a visita da turma de colete preto em sua casa depois do que viram acontecer com os presidentes das maiores empresas do país.

Má companhia

O jornalista Jânio de Freitas diz que Eduardo Cunha está muito mal na operação Lava Jato e, também, dentro do PMDB. Já há movimento na Câmara onde deputados pedem a renúncia de Cunha.

Lá vem eles!

A prisão de José Dirceu deixou Eduardo Cunha e Renan Calheiros na condição de não desgrudarem o olhar da porta da rua.Devem passar a tomar café da manha as cinco e meia rezando para que a turma indesejável de colete preto não passe as seis horas.

Sinais

Já dá para saber quando vão acontecer novas prisões na operação Lava Jato. É quando o juiz Moro manda esvaziar a carceragem da PF transferindo presos para a penitenciária. Nos dia seguintes, vem a novidade: nova fase e novas prisões.

Detran
Maior programa de avaliação gratuita de motocicletas acontece entre cinco e sete de agosto no estacionamento do Estádio Albertão. Os participantes terão 21 itens de segurança das motocicletas avaliados e mostrados, na prática, como devem ser a pilotagem defensiva e o uso correto dos freios. O evento é uma realização do Detran-PI em parceria com a Abraciclo.

O que mudou?

O deputado federal Marcelo Castro agora passou a defender o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Na política ou em qualquer segmento, quando os grupos se dividem, coisa séria deve ter havido. Castro e Cunha eram, como se diz na caatinga, carne e unha nas demandas políticas.

O braço

A operação Lava Jato aponta, pelas investigações em torno de Eduardo Cunha e outros políticos com mandatos, para o Dnit. E aí se vai saber quem realmente comandava as quadrilhas que o senador paraense Mário Couto sempre denunciava no Senado. De Estado em Estado.

Precaução?
Declaração mais do que rápida do presidente nacional do PSDB sobre a prisão de José Dirceu:
"O PSDB não comemora nem lamenta as novas prisões da Operação Lava Jato”.
Bem pensado. Sabe-se lá o que o juiz Sérgio Moro ainda tem para mostrar! Vai que nesse balaio estejam outros pavões.

Justiça

Sexta-feira, às 19 horas, será realizada no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, cerimônia em comemoração aos 32 anos da Secretaria de Justiça do Piauí.
A Sejus foi regulamentada no dia 8 de agosto de 1983 pelo Decreto nº 5.504.

Contas

De uns meses para cá se tem visto muitos empreiteiros com obras no Idepi passeando pela Assembleia Legislativa. O que será que será?

Exagero

Na vaquejada da cidade de Joca Marques, além das várias viaturas policiais, até a cavalaria da PM se encontrava por lá. Volta, Wellington!

Vem cá...

Em que deu a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra as leis que regulamentam a vaquejada como prática desportiva e cultural, proposta pela A Procuradoria-Geral de Justiça?

Crueldade
A ação argumenta que, apesar da prática ser uma manifestação da identidade do povo nordestino, cabe ao poder público proteger a fauna, proibindo as práticas que submetam os animais à crueldade.

Ping Pong

Questão de interpretação

Quando nem se falava no famoso viagra o velhinho chega no médico.

O velhinho: “Doutor, eu tomo abacate, catuaba, como amendoim, ovo de codorna e o negócio nada de ficar duro....”

O médico: “Remédio bom é pão...”

O velhinho: “Mas pão, eu como todo dia...”

O médico: “Mas tem que ser muito...”

O velhinho (já na padaria, para a atendente): “ Bote cem pães...”

A atendente: “Vovô, com essa quantidade toda vai ficar duro...”

O velhinho: “Pois bote logo, duzentos”.

 

Colaboração: Dirceu Andrade

 

Expressas

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) defendeu que o governo faça reparos na estrutura da ponte Simplício Dias, em Parnaíba.

Há muito esta coluna vem denunciando problemas de rachaduras no leito e na parte lateral da ponte. Uma tragédia anunciada, pois, pois.

A Prefeitura de Teresina divulgou ontem, a lista dos sorteados na Etapa IV do Programa Minha Casa Minha Vida. As pessoas devem observar atentamente o número de inscrição (CPF) e o nome completo ao lado.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!