Coluna do Poderoso Jornalista Arimatéia Azevedo

22/01/2016 07:39

MP e auxilio alimentação

Arimatéia Azevedo

22/01/2016

A assessoria de comunicação do Ministério Público do Piauí encaminha esclarecimentos às notas sobre pagamentos do famoso Auxilio Alimentação. As informações passadas por servidores a este jornalista – e, de resto, à toda a mídia – foram, na opinião do MP, divulgadas de forma equivocada. “A começar pela ‘promessa’ - diz a nota - que não teria sido cumprida pelo Procurador-Geral de Justiça. Em dezembro de 2015, 187 servidores ativos da instituição receberam a primeira parcela referente ao retroativo do auxílio alimentação, tão logo esse direito foi reconhecido. A maioria deles recebeu o valor de R$ 5 mil, de acordo com os respectivos tempos de serviço. O pagamento não foi feito integralmente em virtude de indisponibilidade financeira e falta de previsão orçamentária. Ressalte-se, diante disto, que sequer chegou-se a um compromisso de pagamento de parcelas nos meses seguintes, como foi divulgado. Com relação aos valores pagos a Procuradores e Promotores de Justiça, esclarecemos que o MP/PI apenas efetua regularmente o pagamento das verbas devidas, por força de determinação do CNMP, à categoria. Não existe qualquer pretensão de “esconder” quaisquer benefícios, posto que a instituição preza pela transparência. Os montantes pagos, bem inferiores aos divulgados, a título de auxílio-alimentação e PAE correspondem a retroativos devidos em decorrência do reconhecimento posterior de direitos. Já o auxílio-moradia é pago mensalmente por força de posicionamento do Supremo Tribunal Federal. A Procuradoria Geral de Justiça não tem qualquer motivo para ocultar o pagamento desse benefício”.

Desembargador Luiz Brandão de Carvalho: leis mais severas que acabem com a impunidade.

 

Isso é sério!
Garotos de programa estão extorquindo alguns religiosos.
Não demora, a polícia prenderá todos.


Juiz leigo
Isso é que é ter sorte. Conhecido pelos casos de agressão contra as pessoas, o advogado Francisco Wellington acaba de ser aprovado no último teste seletivo para Juiz Leigo em Corrente, extremo-sul do Piauí.
A preocupação é: além de Francisco responder a inúmeros processos criminais, como ocorrerão as audiências em que suas vítimas forem parte do processo?


E pode?
E lá em Corrente a pergunta que não quer calar é: pode ser juiz leigo quem responde a vários processos criminais?
Decididamente, Marcelo Castro entrou em desgraça no Palácio do Planalto. Dilma já não o tolerava, agora ministros da Casa estão preocupados que as patuscadas de Marcelo atinjam a própria Dilma.
A coordenação das ações federais de combate à dengue foram transferidas para a Casa Civil.


É maior
Ministros palacianos entendem que o mosquito da dengue está maior que o ministro da Saúde.

Democrata
Domingo, na casa do jornalista Telsírio Alencar, o Democratas lançará oficialmente a candidatura dele a prefeito de Teresina. Lá mesmo será oferecido almoço para 44 candidatos a vereador.
E haja frango índio gigante para comer.


Qual é a receita?
Médico, o prefeito de São Miguel do Tapuio Lincoln Matos fez perorações no espaço acima (o comentário) sobre as dificuldades de prefeitos aplicarem o piso nacional de salário para professores em seus municípios.
A coluna não precisou ir muito longe para trazer um belo exemplo de como se faz educação.
É o caso da prefeitura de Brejo Santo, bem ali no interior do Ceará.


Paga bem
O prefeito de Brejo Santo, Maurício Landim, que também é médico, não fez milagres e seguramente não maquia a realidade. Ele paga aos professores de sua cidade salário acima do que estabelece o piso nacional.
Lá os resultados do Ideb são auspiciosos.


Feijão com arroz
Maurício Landim adota o que ele chama de ‘pedagogia feijão com arroz’, ou seja, não precisou inventar fórmulas mirabolantes para fazer a educação andar bem.
Tanto que o bom professor é bem remunerado e os que não são bons, foram afastados das salas de aula e transformados em funcionários comuns.
Landim teve a coragem necessária de fazer tais mudanças.


Cabos eleitorais
Lamentável que em muitos – possivelmente a grande a maioria – dos prefeitos do interior do Piauí adotam professores mais como seus cabos eleitorais do que como agentes do desenvolvimento do ensino.

Tarifas de água
A empresa que ganhar a subconcessão para operacionalização do sistema de água e de esgotamento sanitário não terá influência em reajustes de tarifas. O processo vai continuar o mesmo, com técnicos da Agespisa analisando os custos, levando para a Prefeitura de Teresina, que é a concedente do sistema, que aprovará ou não o reajuste. Está no contrato e deve ser cumprido pela empresa que vier ganhar a concorrência.

Ano Judiciário
O desembargador Luiz Brandão de Carvalho foi o orador na abertura do Ano Judiciário, ontem, em Teresina.
Ele comparou a Operação Lava Jato, que está levando políticos e empresários para a cadeia, com a “Operação Mãos Limpas”, que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990.
Brandão defendeu leis mais severas que acabem com a impunidade.


Folga
O quartel do comando geral da PM-PI parou anteontem e ontem, no expediente da manhã, por falta de energia. Mas lá não tem gerador?
Cadê o SNZ?

Ping Pong

O aéreo, não!

Motoqueiro se acidenta em Jatobá. Fraturas expostas. Ele grita de dor.

Um amigo: “Aguente aí, vou chamar o Samu...”

O motoqueiro: “O aéreo, não! O aéreo, não!”

O amigo: “Por que, não?”

O motoqueiro: “Porque o aéreo vai me levar é pro céu”.


Expressas

O Clube dos Diários abre suas portas hoje e recebe mais uma edição do Baile de Carnaval dos Artistas. Neste ano a homenageada é a cantora Maria da Inglaterra. 

O governo planeja Carnaval no Litoral do Piauí. Na próxima segunda, representantes de diferentes órgãos se reúnem para tratar do esquema de segurança durante as festividades.

A Secretaria de Fazenda realiza no próximo dia 28 o 5º sorteio da Nota Piauiense, baseado no sorteio da Loteria Federal que será no dia 27 de janeiro.

 

Fonte: 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!