Descobrir as palavras do silêncio - Rádio Vaticana

23/01/2016 11:29

Mons. Viganò: descobrir as palavras do silêncio

Rádio Vaticana

Publicada e apresentada a Mensagem do Papa Francisco para o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais que é celebrado, desde 1966, no domingo anterior à Festa do Pentecostes e foi instituído pelo Concílio Vaticano II, através do decreto ‘Inter Mirifica’, publicado em 1963. Este ano será no dia 8 de maio.

A Mensagem do Papa é publicada anualmente por ocasião da festa litúrgica de S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, que se celebra a 24 de janeiro.

Na apresentação pública da Mensagem do Santo Padre estiveram presentes o Mons. Dário Viganò, prefeito da Secretaria para a Comunicação, o Dr. Paolo Ruffini, diretor da TV 2000 e a biblista Marinella Perroni.

Em particular, o Mons. Dário Viganò afirmou que “quanto mais o indivíduo for capaz de estar em silêncio, maior será o valor das palavras que proferirá, sendo esse o fruto de uma meditação”. O silêncio pode revelar-se uma extraordinária forma de comunicação – disse o prefeito da Secretaria para a Comunicação:

Todos nós temos na mente a saudação na Varanda do Papa Francisco; aquilo que algum estudioso chamou de “evento transformador”. Transformador porque tudo foi precedido por um grande momento de silêncio quando – como todos nós recordamos – o Papa pediu para rezarem por ele”.

O Mons. Viganò afirmou na sua intervenção que é “fecundo o encontro entre comunicação e misericórdia” e sublinhou a saudade da descoberta do silêncio:

Desta Geena de barulho que é a nossa vida quotidiana e deste vento de mexericos, nasce espontaneamente a saudade do silêncio, o desejo de fazer calar as palavras instrumentalizadas e descobrir as palavras do silêncio”.

De referir que respondendo a uma pergunta sobre a reforma dos media vaticanos o Mons. Viganò disse que esse processo já está delineado e aprovado pelo Conselho de Cardeais. Será, entretanto, apresentado e ilustrado quando for definido um percurso claro para as cerca de 700 pessoas envolvidas nesta reforma.