Dom Walmor convida políticos a fazerem

08/12/2015 11:45

Dom Walmor convida políticos a fazerem auto-avaliação e assumirem falhas

Letícia Alves - Hoje em Dia

Dom Walmor convida políticos a fazerem auto-avaliação e assumirem falhas

No dia de Imaculada Conceição de Nossa Senhora, comemorado pela igreja católica nesta terça-feira (8), o arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, convidou os políticos brasileiros a fazerem uma auto-avaliação. Ele usou a expressão em latim mea culpa, que significa "minha culpa", ou "minha falha".

Eu queria convidar que os políticos façam uma mea culpa, sério mesmo, de joelhos, inclusive de verdade, reconhecendo que eles são os primeiros responsáveis por essa confusão que está no Brasil”, afirmou.

Ele ainda reafirmou a aposição ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, destacando que a responsabilidade não pode cair sobre uma pessoa apenas.

Nós precisamos fazer uma revisão mais profunda até porque o Congresso Nacional precisa ter mais moral de verdade para poder imputar responsabilidades para apenas uma pessoa. A responsabilidade precisa ser distribuída entre todos os cidadãos, sobretudo os políticos”.

Comemoração

Mais de 40 mil fiéis devem participar das festividades do dia de Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Pela manhã, mais de mil pessoas assistiram à uma missa no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição, na Lagoinha.

Durante a celebração, as vítimas da tragédia de Mariana foram homenageadas.

São sempre lembradas porque nós precisamos preparar o nosso coração para um tempo de mais paz e de mais misericórdia”, afirmou o dom Walmor.

A noite, às 19h, os fiéis saem em procissão pelas ruas do bairro, carregando velas.

Imaculada 
A santa foi oficialmente reconhecida pela igreja em 1854, quando o Papa Pio IX, promulgou o dogma. Além de BH, outras cinco cidades da região metropolitana celebram a data desde o fim de novembro.

Catedral
Sobre a futura Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana, Região Norte da capital, o acerbispo disse esperar a colaboração dos fiéis para a finalização das obras. Os católicos podem inserir o nome na chamada Praça da Catedral, em um grande terço, e realizar contribuições mensais, de qualquer valor.

A arrecadação que nós esperamos é de poder gastar no próximo ano em torno de R$ 900 mil por mês, mas isso depende da contribuição de todos”, disse o dom Walmor, que espera que a catedral esteja praticamente pronta no dia 11 de fevereiro de 2021, quando a Arquidiocese de Belo Horizonte completará 100 anos. 

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!