É a reação governamental?

24/09/2015 21:56

É a reação governamental?

 

Por Josenildo Melo

É? Certo mesmo é que o governo federal demonstra reação e trabalha cotidianamente pra reverter o atual quadro da crise econômica e política. Crise? E não andavam dizendo que era apenas crise pré-fabricada? O certo é que a turma está realmente disposta a reagir e se reanimar.

 

E o que o povo e a população tem a ver com tudo isso? Tudo; inclusive é quem até o momento tem pagado a conta. A frase dita a muito tempo não é à toa; governo é governo. Resta apenas a pergunta; mas esse pessoal que está segurando o governo é realmente confiável? O Brasil não vive a muitos anos refém de alguns grandes nomes da política nacional?

 

O que é governo? Governo é a autoridade governante de uma nação ou unidade política, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade. O tamanho do governo vai variar de acordo com o tamanho do Estado, podendo ser ele local, regional e nacional. E a reforma ministerial vai de fato acontecer? O que é Reforma? Tornar novo, dar nova forma, reparar, reorganizar, renovar, melhorar. A reforma ministerial adentrará aos requisitos da etimologia clássica da palavra reforma? Os anéis já se foram; será se sobrarão ainda os dedos do governo?

O que estamos precisando no Brasil é de um verdadeiro choque de gestão. Mas o que novamente estará prestes a prevalecer? Seria o velho fisiologismo político? O que é mesmo fisiologismo? É um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores, favorecimentos e outros benefícios a interesses privados, em detrimento do bem comum. É um fenômeno que ocorre frequentemente em Parlamentos, mas também no Executivo. Fisiologismo é a parte podre das relações políticas, caracterizada pela troca de favores ou benefícios individuais pelo cumprimento das ações públicas.

 

E a reação governamental? As pessoas usam as armas em que acreditam? E quem está usando as armas do fisiologismo? Somente a sociedade pode responder a inúmeras perguntas que ainda começaram a serem feitas pela sociedade! Certo mesmo é que é racional perceber o lado de quanto os seres humanos são realmente capazes de tudo. E isso é correto? O quê que é correto? A sociedade política é constituída de suas nuances; e o Brasil vai continuar realmente assim? Mas todos sempre fizeram isso? Quem disse isso? O mundo mudou; o Brasil também realmente precisa mudar! Quem quiser julgar que julgue; mas as armas que estão sendo usadas não parecem soar bem na sociedade moderna e contemporânea. O sentido da vida não é evoluir?

É reação governamental o desejo de permanecer no poder? É a reação natural dos seres humanos; se é a maneira mais correta ou não, cabe apenas à sociedade realmente julgar. É preciso que as pessoas compreendam que pessoas que nasceram via movimentos sociais sabem de tudo a respeito do funcionamento da sociedade. Vocês acham que entregarão tudo de mão beijada? Vai ter reações; inclusive é justamente isso que retarda as forças da sociedade organizada em realmente aderirem à nova composição de um novo governo já em formação?

 

Ao povo, à população resta somente aguardar as novas reações? E essa reação é uma reação apenas de medo em perder o poder ou seriam já as reações de completo desespero? O tempo é senhor de tudo. No mundo e no Brasil ainda existem homens verdadeiramente patriotas? Existe; e não são poucos. O tempo é senhor de tudo. Quem viver realmente verá?

 

 

Fonte: Artigo publicado no Conceituado e Influente Portal AZ