É o bode expiatório?

22/08/2015 10:43

Por Josenildo Melo

                                               É o bode expiatório?

            A História não somente brasileira mais mundial sempre teve e terá em seus quadros o bode expiatório. O que é um bode expiatório? Bode expiatório é uma expressão usada para definir uma pessoa sobre a qual recaem as culpas alheias. A expressão “bode expiatório” é usada quando alguém leva sozinho a culpa de um infortúnio. Quem são os bodes expiatórios?

            Quem são os bodes expiatórios da vez? A questão aqui não é de defesa de ninguém; qualquer sistema ou instituição sempre faz uso deste recurso? A melhor resposta é o aprofundamento pessoal em pesquisas qualitativas procurando aprofundar o assunto. Todo e qualquer sistema de poder faz uso da “eliminação de adversários”, isso é histórico? É a vida!

            A pergunta que deve ser feita neste momento é somente porque a escolha do principal adversário? E o outro que compactuou está tendo o mesmo tratamento midiático das últimas 20 horas? Quando o marketing repetitivo da melhora de qualidade de vida já não resolve, escolhem sempre um bode expiatório ou vários bodes expiatórios? Minha Nossa Senhora quanto agradeço a Deus por sair da condição de ingenuidade. Os estudos, a dedicação aos livros e principalmente o cultivar da reflexão é algo que Os formadores católicos me deram e agradeço diariamente!

            Vocês já devem ter ouvido a expressão: é o sistema! Pois o sistema atual não encontrando mais recursos no marketing alusivo à exaltação da qualidade de vida; tende agora e entra em sua fase de métodos anteriormente criticados: a busca de bodes expiatórios. O problema sócio-político e econômico brasileiro é sempre mais profundo; a questão é que reconhecer ou cessar danos ao erário ninguém se atreve a reconhecer? O momento político adentra a um medir contínuo de forças; e quem perde com tudo isso? O povo, a população; que não é culpada por não dispor de tempo pra ler, estudar, pensar, refletir e analisar adequadamente fato e acontecimentos. A escolha de bodes expiatórios pode diminuir ou agravar a situação!

            Meu nobre escritor vocês agora estão defendendo corruptos? Não se trata disso; quem tiver culpa que seja devidamente responsabilizado. Agora dizer que meros fatos são apenas o aprofundamento do combate à corrupção é falácia; o jogo verdadeiro é a disputa do Poder. A partir da próxima semana é que se começará a ver verdadeiramente os aliados dos bodes ou do bode expiatório? Partir pro ataque pode ser útil e a única saída momentânea; no entanto, a questão maior deve ser sempre a procura do bem maior à coletividade! É incrível a História política; nada evolui? E por esse e outros motivos é que a população aumenta a descrença na classe política e centra suas forças na credibilidade da Justiça? Um dos grandes progressos do mundo contemporâneo é a percepção clara do povo e da população que os estudos é a saída!

            O carioca será um bode expiatório fácil de ser exterminado? Ele pode é agravar ainda mais a situação? A cartada do pegar bodes expiatórios é tão ineficaz que os anos passam e logo aparecem novos episódios e a necessidade de exterminar bodes expiatórios. Eis a verdade!!

 

Fonte: Artigo publicado no Influente e Conceituado Portal AZ