É proibido pensar? - Artigo de Josenildo Melo

04/01/2016 11:39

Por Josenildo Melo

Pelo contrário; é louvável a atitude de pensar e pensar bem. O Estado Democrático de Direito dar garantias sobre o ato de pensar e expor o pensamento. A sensação de liberdade de pensamento tende a diminuir drasticamente em 2016? Ela já vem diminuindo desde 2003? O momento é de letargia no pensamento crítico. Tudo parece fadado ao pensamento único? E o medo?

O medo não pode tomar conta dos pensadores. Nenhum regime democrático é capaz de sobreviver sem a arte livre do pensar. Sim e as comemorações de natal e ano novo? A cada dia se torna uma verdadeira cultura do desperdício e demonstração de opulência? Tudo leva a crer, pois enquanto alguns comeram tanto que tiveram que tomar remédios pra acalmar o estômago; do outro lado da vida outros continuam sem perspectiva nenhuma. E a esperança? Deixou de ser a última que morre? Parece que já morreu há muito tempo. Jesus Cristo tende a cada vez mais se alegrar é com escolas de qualidade, segurança pública eficaz e eficiente e principalmente com um sistema de saúde que de fato valorize a vida humana. O ano começa e tudo tende a continuar da mesma forma?

Para os céticos e ditos otimistas quem sempre critica a sociedade em que vive é pessimista. Mas o que mais O Jesuíta Papa Francisco recomenda não é uma verdadeira mudança de mentalidade e atitudes? Então não é proibido pensar! Quem tiver personalidade forte e equilíbrio que aguente e tolere as críticas. Deus nos deu a razão pra mantermos o equilíbrio entre sonhos e realidade. E nada de bom vai acontecer? Depende muito da postura cidadã do povo e da população.

É correto e justo viver em uma sociedade de alienados e alienante? Você ligar a TV e somente encontrar um mundo fora do mundo real é justo? O problema do mundo nunca foi dinheiro e muito menos produtividade que pode alcançar a todos. A questão interpretativa de fatos e acontecimentos passa sempre pela educação. O Japão evoluiu através de “esmolas” ou ajudando a construir a arte do pensar? Ninguém está fadado a conviver com besteirol e futilidades. Toda pessoa e todo ser humano tem o direito de através dos estudos viver digna e honestamente sem precisar ficar adulando capitães hereditários. Depois do sofrimento a abundância chegará pois Deus é justo!

Não é proibido e jamais será pensar. Pense e continue expondo seus pensamentos em 2016. Ninguém deve ser obrigado a se submeter a bajulações. Nada mais saboroso na vida do que a sensação de liberdade. Ser livre é não possuir amarras sobretudo amarras no contexto material!

Artigo Publicado no Conceituado e Influente Portal AZ