Eis a necessária liberdade?

18/09/2015 10:32

Por Josenildo Melo

                                   EIS A NECESSÁRIA LIBERDADE?

            Somos todos covardes? Que pátria é a nossa? Invocando Deus, o deputado estadual Robert Rios fez mais um brilhante discurso na Assembleia legislativa do Estado do Piauí. Em meio ao forte ataque proferido às medidas econômicas do governo federal, o excelente orador Robert Rios Magalhães chega a dizer que todos somos culpados e pergunta o que aconteceu que fomos capazes de eleger pessoas do nível que estão comandando o país chamado Brasil.

            O que é a Liberdade? Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade. É a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão. Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. Exercendo a liberdade plena garantida pelo parlamento o deputado Robert Rios expressa em sua fala o que milhões de brasileiros e brasileiras não podem de fato expressar!

            Eis a necessária liberdade? Eis. A garantia de vez e voz parlamentar é fruto da liberdade democrática. A liberdade é o que realmente dar sentido à vida. Sem liberdade não somos e jamais seremos uma pátria livre e realmente democrática. O parlamento garante a liberdade! A pátria brasileira vive momentos difíceis? Mas mesmo nestes momentos temos algo a comemorar? Temos; a garantia das liberdades. E porque somente a TV Assembleia reproduz o que milhões de brasileiros e brasileiras desejariam ver e ouvir? Eis a pergunta clássica e sem respostas? Somos atualmente um país de covardes? O que é a covardia? É o oposto de bravura e coragem. É algo que te remete a não tentar, a não buscar, a não lutar por medo, por indecisão, por fraqueza. É deixar de fazer algo, é desistir no meio do caminho, é abandonar uma luta pela metade pela falta de confiança em si próprio. É recusar um amor pela dor e sofrimento que ele traz, é se conformar com o que não tem, mas poderia ter. Desistir de lutar por medo de perder, mas se não luta nunca saberás se teria a força pra vencer. Em seu ponto alto do discurso proferido o deputado Robert Rios Magalhães faz alocuções sobre o que seria de fato a covardia!

                Em um dos mais brilhantes discursos proferidos na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí classicamente podemos dizer que eis a necessária liberdade. O que é o parlamento? Parlamento vem de parla = falar em italiano. É um local para discussão, na Antiguidade onde os políticos se reuniam para parlar e decidir os assuntos políticos.  Atualmente podemos dizer que o parlamente se configura enquanto liberdade plena? Eis a necessária liberdade. Isso é bom!

            O momento político começa a ficar realmente espinhoso, delicado, nebuloso, talvez complicado para o exercício da sagrada liberdade de expressão e a tendência é a crise e a tensão aumentar? Pelo sim ou pelo não; aos sábios pode restar em futuro não tão próximo apenas a garantia plena da liberdade de fala assegurada via parlamento. Eis a liberdade necessária?

 

FRASES: Querer ser livre é também querer livres os outros. Simone de Beauvoir. Amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres. Se voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as tive. Bob Marley. A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência. Mahatma Gandhi         

            


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!