Exército sírio avança em quase todas as frentes

22/11/2015 16:34

Assad: 'Exército sírio avança em quase todas as frentes' após intervenção militar russa

O presidente sírio, Bashar al-Assad, declarou que seu Exército "avança em quase todas as frentes" desde o começo da intervenção militar da Rússia, seu grande aliado.

"Os terroristas tomaram muitas regiões da Síria. Mas recentemente, depois da participação da aviação russa, a situação melhorou muito, e posso afirmar que o Exército avança em quase todas as frentes", disse Assad em entrevista ao canal chinês Phoenix TV exibida neste domingo na Síria.

 

"Desde o primeiro mês de intervenção russa, que começou em 30 de setembro, os grupos terroristas retrocederam, e milhares fugiram para a Turquia e outros países europeus", declarou.

 

O regime sírio usa o termo terrorista para se referir a todos os rebeldes: moderados, islamitas ou jihadistas.

 

Ao ser perguntado se a Rússia enviou forças terrestres à Síria, Assad respondeu que "os russos contavam com as forças terrestres sírias" para combater os jihadistas do Estado Islâmico (EI).

 

"Estão coordenados conosco", afirmou o presidente sírio, para quem esta é "uma diferença importante" em relação à coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos, que ataca o EI na Síria.

 

"Não existe absolutamente nenhuma coordenação e nenhum contato" entre o governo sírio e as forças americanas", afirmou Assad.]

 

A Rússia realiza desde o fim de setembro uma campanha de bombardeios na Síria contra grupos rebeldes armados, e, recentemente, intensificou as operações contra o EI.

 

A comunidade internacional concorda com a necessidade de lutar contra o EI, mas discorda em relação às formas de resolver a guerra na Síria. A Rússia quer associar o regime de Assad a uma solução política, e os países ocidentais pedem a sua renúncia.

O conflito na Síria começou em março de 2011, após a repressão pelo regime de manifestações pacíficas que pediam reformas, e resultou em uma guerra civil que já deixou ao menos 250 mil mortos e milhões de refugiados.

 

Extensas áreas do território sírio estão em poder do EI e outros grupos armados.


 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!