Grande emoção na chegada do Papa a Washington

22/09/2015 23:54

Grande emoção na chegada do Papa a Washington

Washington (RV) – Acolhido por uma longa salva de palmas e gritos de entusiasmo, o Papa Francisco aterrou nesta terça-feira (22/09) às 15h49 hora local de Washington na base militar estadunidense de Saint Andrew.

Após ser recebido, ainda à bordo, pelo Núncio Apostólico nos EUA, Carlo Maria Viganò, Francisco desceu as escadas do avião sem o solidéu, por causa do forte vento, e tocando o chão do país pela primeira vez, foi acolhido pelo Presidente Barak Obama.

Com a primeira-dama Michelle e as filhas Malia e Sasha, sorridentes e emocionadas, o Presidente cumprimentou longamente o Pontífice, apresentando-lhe também a sogra, Marian Robinson.

Como fato bastante incomum, também o vice-Presidente Joe Biden e família presenciaram a chegada do Papa. Por razões de segurança, é raro que as duas máximas autoridades do país compareçam simultaneamente em um evento público.

Em seguida, o Pontífice cumprimentou o Cardeal-arcebispo de Washington, Donald Wuerl, representantes da Igreja local e recebeu flores de 4 crianças alunas de escolas católicas da arquidiocese.

Francisco entrou em uma saleta para um breve encontro a portas fechadas com o Presidente Obama e deixou a base em um Fiat 500L com placa SCV-1, usada em diferentes veículos para identificar o automóvel utilizado pelo Papa.

Após dormir na Nunciatura da cidade, o Papa inicia quarta-feira (23/09) seus compromissos oficiais. Logo pela manhã, haverá a cerimônia oficial de boas-vindas, na Casa Branca, e a audiência privada com o Presidente Obama, na Sala Oval.

Ao meio-dia, encontra-se com os bispos da Conferência Episcopal dos EUA. À tarde, Francisco preside a missa de canonização de Junípero Serra – frade franciscano missionário  – na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição.