Inaugurado o maior templo católico do Piauí

10/01/2016 14:41

Inaugurado o maior templo católico do Piauí em Santa Cruz dos Milagres

Celebração foi presidida pelo Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito.

Local tem capacidade para receber mais de 3.500 fieis sentados.


 

Do G1 Piauí

 

Romeiros de várias cidades do Piauí e outros estados do Brasil participaram neste domingo (10) da inauguração do novo Santuário de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 181 km ao Sul de Teresina. A celebração religiosa foi presidida pelo Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito e pelo pároco e reitor do Santuário, padre Francimilson Holanda, além de outros sacerdotes e diáconos.

 

O maior templo católico do Piauí demorou seis anos para ficar pronto, já que começou a ser construído em 2010. O local tem capacidade para receber mais de 3.500 fieis sentados e foi construído a poucos metros da antiga igreja, que por anos abrigou o símbolo maior da festa religiosa, a Santa Cruz.

 

O projeto da nova casa de oração tem mais de 4 mil m2 de construção. O novo santuário foi reformado por meio de campanha de arrecadação de recursos doados por fiéis e romeiros. Por ano, cerca de 100 mil pessoas passam pelo santuário, cuja devoção já alcançou o terceiro lugar entre as maiores romarias do Nordeste. Toda essa história iniciou no final do século XIX, com a revelação do primeiro milagre por intercessão da Divina Santa Cruz.

 

Segundo o padre Tertuliano Alves, a construção do tempo foi um sonho realizado para a religião católica. “Há quase seis anos que estamos construindo o santuário com a ajuda de fieis. É um momento de muita alegria, pois conseguimos dar um conforto melhor ao romeiro”, falou o sacerdote.

 

A Invenção de Santa Cruz, celebrada dia três de maio; os Festejos do Santuário, em setembro; e o Encontro dos Santos, em novembro, são os três grandes principais eventos que o Santuário de Santa Cruz dos Milagres celebra ao longo do ano.