Ler todo dia o Evangelho para vencer o egoísmo

21/08/2015 20:00

Tuíte do Papa: ler todo dia o Evangelho para vencer o egoísmo

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa lançou um novo tuíte nesta sexta-feira (21) na sua conta @Pontifex: “uma leitura diária do Evangelho nos ajuda a vencer o nosso egoísmo e a seguir decididamente o Mestre Jesus”. Frequentemente, Papa Francisco, durante esse quase 2 anos e meio de pontificado, exortou a ler o Evangelho, fazendo distribuir milhares de cópias na Praça São Pedro – inclusive ajudado pelos moradores de rua.

Levem o Evangelho “na bolsa, no bolso. Leiam um pedaço a cada dia. Fará bem a vocês, façam!”. Ouvimos tantas vezes o Papa Francisco repetir esse apelo: “quando estiver triste, pega a Palavra de Deus para ler” e vai lhe dar consolação e alegria.

No Evangelho, explica o Papa, Jesus “reacende nos nossos corações o calor da fé e da esperança”. Porque, naquela Palavra, é “o próprio Jesus” quem “ nos fala”. Não se trata de uma palavra simplesmente “humana” ou “filosófica”, talvez que convença: “não, é uma outra coisa”. “A Palavra de Deus é Jesus, Jesus mesmo”: essa “é a força da Palavra de Deus – Jesus Cristo”.

Papa Francisco explica como receber a Palavra de Deus: não tanto para aprender, mas “para encontrar Jesus”. Se se ouve verdadeiramente a Palavra, há um verdadeiro encontro com Jesus. E, esse encontro, transforma o coração, muda a vida. Mas é preciso ouvir “com o coração aberto, com o coração humilde”, porque Jesus veio assim, na humildade, veio na pobreza”.

Depois, há o convite para não cometer erro: ouvir a Palavra de Deus como “uma coisa interessante”, fazer valer a própria fé pela exortação estimulante de algum sacerdote. Não, a fé, como disse São Paulo, se é verdadeira, é fundada sobre a força de Deus e não sobre a sabedoria humana.

“Também nós”, observa o Papa, “se quisermos ouvir e receber a Palavra de Deus, devemos rezar para o Espírito Santo” para que nos dê um coração que nos faça encontrar com simplicidade aquela Palavra “Jesus vivo”. “Então, a boa semente” dará “fruto”.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!