O caos já está estabelecido?

06/08/2015 23:04

Por Josenildo Melo

 

                                   O CAOS JÁ ESTÁ ESTABELECIDO?

            O que é o caos? Estado de absoluta confusão; confusão extrema e irremediável. O Brasil adentra agora à pior crise sócio-político e econômica de sua história? Essa pergunta não cabe a nós responder; mas é público e notório o estágio de fragmentação no comando governamental de uma nação. Praticamente todos os jornais estampam o nível de confiança do povo brasileiro!

            Quando um país chega a este estágio de falta de comando, tudo passa a ser previsível. Daqui pra frente ninguém sabe realmente a que ponto a desordem vai chegar. Mais isso não era meramente coisa de golpistas? Contra fatos não existem argumentos. Qualquer pessoa muito bem informada percebe o grau de instabilidade que atualmente se encontra uma nação chamada Brasil. Esconder, não publicar, jogar pra debaixo do tapete uma situação somente agrava ainda mais o frágil sistema que comanda atualmente o país. É perceptível o grau de nervosismo!

            O que é governabilidade? Buscando uma definição bem simples, podemos entender que o termo é a habilidade de governar. Trata-se de uma circunstância que denota estabilidade social, financeira, política e permite ao poder executivo exercitar suas funções, governando de maneira estável. Tal situação se traduz na legitimidade do estado e do seu governo frente à sociedade civil, que permite àquele empreender transformações necessárias. Os governos sempre enfrentaram dilemas para atingir a condição de governabilidade, sendo o principal a escolha entre o que o povo precisa e o que o povo deseja, sem com isso perder a aprovação.

            Podemos definir a palavra governar como a condição de poder ou autoridade para administrar ou dispor de algo ou alguma coisa. Já habilidade é a aptidão ou capacidade para algo. Assim, é seguro afirmar que governabilidade é a capacidade em se dispor de poder ou autoridade para administrar, algo não tão fácil de conquistar em meio à administração pública. O índice de 71% é o recorde de rejeição de um presidente nos últimos 25 anos. A pesquisa Datafolha indica os seguintes percentuais sobre como os eleitores avaliam o governo da presidente Dilma: - ótimo/bom: 8% - Regular: 20% - Ruim/péssimo: 71% - Não sabe: 1%.

            O caos já está estabelecido? Segundo a "Folha", no histórico de pesquisas nacionais de avaliação presidencial do Datafolha, a atual taxa de reprovação da presidente da República (71%) é a pior da história da pesquisa, superando os 68% de "ruim" e "péssimo" registrados pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em setembro de 1992. O terreno não parece realmente preparado?

            O Brasil adentra agora a um período realmente difícil? O caos está ou não estabelecido?

                   


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!