O coração de policial federal?

25/08/2015 16:00

Por Josenildo Melo

                                    O CORAÇÃO DE POLICIAL FEDERAL?

            O que é a Polícia Federal? Atualmente é uma das instituições que goza de maior credibilidade entre o povo, a população brasileira. O sonho de todo bom estudante de Direito é tornar-se um agente ou delegado da Polícia Federal justamente por sua alta credibilidade. A sensação da sociedade é que no coração de um policial federal reina a sede de justiça e profundo zelo pela coisa pública. O coração de policial federal produz a sensação de sociedade coletiva.

            O título deste artigo é fruto de intenso debate político ocorrido na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí entre governo e oposição; em determinado momento o brilhante orador e deputado estadual Robert Rios entoou a frase: o que se passa no coração de um policial federal? Com certeza o que veio à cabeça de toda pessoa sensata e de valor é a percepção de que em um coração de um policial federal reina o desejo coletivo de uma sociedade melhor!

            Qual a origem da Polícia Federal? A PF tem na sua origem a intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, criada por D. João VI, em 10 de maio de 1808, com as mesmas atribuições que tinha em Portugal. Com o Decreto-Lei nº 6.378, de 28 de março de 1944, a antiga Polícia Civil do Distrito federal, que funcionava na Cidade do Rio de Janeiro/RJ, ex-capital da República, no Governo de Getúlio Vargas, foi transformada em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP), diretamente subordinado ao Ministro da Justiça e Negócio Interiores. De acordo com o referido Decreto-Lei o DFSP tinha a seu cargo, no Distrito Federal, os serviços de polícia e segurança pública e, no território nacional, os de polícia marítima, aérea e segurança de fronteiras. Ficou também estabelecido que as Secretarias ou Departamentos de Segurança e Chefaturas de Polícia dos Estados receberão orientação do DFSP sobre assuntos de ordem política e social, relacionados com a segurança pública do país.

            No final do ano de 1960, foi encaminhado pelo Poder Executivo um ante­projeto de lei com vista à criação de um organismo policial que, em sua compo­sição estrutural, se assemelhasse às instituições de segurança dos países (Inglaterra, Canadá e dos Estados Unidos da América), inclusive no tocante às denominações pretendidas para os cargos a serem criados.

            A idéia da criação de um Departamento Federal de Segurança Pública, com capacidade de atuação em todo o território, prosperou e veio a tornar-se realidade, com a aprovação da Lei n° 4.483, de 16 de novembro do mesmo ano, reorganizando então o DFSP, com efetivo cunho federal. Em 21 de julho de 1977, foi inaugurado o atual prédio, localizado no SAS, Quadra 6, lotes 9 e 10, em Brasília/DF. A Polícia Federal é uma instituição de forte credibilidade pública!

            O embate e debate entre governo e oposição está intenso! Quem garante que no centro dos ataques tudo isso não vai chegar à Polícia Federal? Outra característica da Polícia Federal é a sua capacidade de autonomia. No mundo jurídico, acadêmico e até mesmo policial sempre grandes nomes da sociedade brasileira e piauiense ressaltam o fato da Polícia Federal ser plenamente independente. O que se passa neste momento no coração de um policial federal?

            O que é bom senso? Bom senso é um conceito usado na argumentação ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, que define a capacidade média que uma pessoa tem de se adequar a regras e costumes em determinados momentos, para poder fazer bons julgamentos e escolhas. O momento é de juízo. Já dizem os mais velhos que até mesmo pra brigar as pessoas devem saber escolher bem com quem brigar. Escolher um policial federal pra brigar não parece a escolha adequada. Mas bom mesmo é a paz e a concórdia entre homens de bem; na política.

            O coração de um policial federal é capaz de tudo em defesa de uma sociedade melhor!           

 

Fonte: Artigo publicado no Influente e Conceituado Portal AZ

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!