O que o Piauí tem a comemorar - Diário do Povo

19/10/2017 11:20
O que o Piauí tem a comemorar
Editorial do Jornal Diário do Povo do Piauí
 
Hoje é Dia do Piauí. Em Parnaíba e Teresina acontecerão programações alusivas à data, registrada no calendário estadual por força de lei aprovada pela Assembleia Legislativa, de autoria do deputado José Auto de Abreu. O Governo do Estado, na verdade, desde a noite de ontem, já realiza atividades em Parnaíba, com a entrega da Medalha do Mérito Renascença, seguindo pela manhã de hoje, após o que serão realizadas as comemorações em Teresina.
 
O Dia do Piauí, na verdade, é referente a uma das datas que marcaram o processo de independência do Estado. O 19 de outubro diz respeito à aclamação ocorrida em Parnaíba no ano de 1822, um mês depois do Brasil se declarar independente de Portugal.
 
Comemorar o Dia do Piauí é certamente um dever cívico, que seria bem mais festivo não estivesse o Estado enfrentando tantos problemas referentes à gestão. Ou não é o Piauí que atualmente vive, comprovadamente, uma crise sem precedentes, que pode vir a comprometer inclusive a folha de pagamento dos servidores públicos?
 
Não é no Piauí que está instalada uma das mais graves crises no sistema penitenciário? Com unidades superlotadas e rebeliões acontecendo a todo e qualquer momento? Não é nesse Estado que até mesmo uma criança (e talvez não seja só ela) é encontrada em cela de Penitenciária à noite, dividindo espaço com um preso acusado por estupro?
 
Também não é por aqui que várias categorias, como médicos, enfermeiros, professores, reivindicam quase que diariamente melhores condições de trabalho e reconhecimento para a profissão? Nas ruas, em manifestações, pedem respeito e ao menos a abertura de um canal de diálogo com o Governo, o que não tem.
 
Também está sendo aqui no Piauí que o Governo aumenta impostos de forma "embutida" em projetos enviados à Assembleia, deixando empresários insastisfeitos e a população mais ainda. E o que falar para os fornecedores, pegos de surpresa esta semana com a suspensão dos seus pagamentos?
 
Não foi aqui que, no último mês de julho, O Governo realizou um grande espetáculo em uma área de preservação ambiental, para isso procedendo cortes de árvores, e recepcionando artistas de fora? Claramente incomodando os seres vivos que ali têm seu habitat natural e certamente não tiveram nenhum interesse em tão "fantástico e alardeado evento". E isso em um Estado onde a seca assola a maioria dos municípios, fazendo mais uma vez sofrerem famílias inteiras com a falta de água, que todos os anos rende inúmeras promessas políticas nunca cumpridas.
 
O Piauí é ainda o Estado onde dinheiro público é direcionado para projetos milionários, que no fundo entregam o patrimônio público nas mãos de grupos externos, através das tão alardeadas parcerias público privadas, as conhecidas PPPs.
 
São tantos outros questionamentos que melhor será parar por aqui, caso contrário nem uma edição inteira do Diário do Povo será suficiente para mencioná-los.
 
Agora, será que frente a tudo que se tem visto atualmente no Estado é possível mesmo pensar em comemoração? Certamente, o que o Piauí tem hoje para comemorar é algo bem simples e fácil de ser lembrado: sua gente. Esse povo forte e crente que não desanima na busca por melhores dias.
 
E é esse povo que merece aplausos no dia de hoje. É a ele que o Diário do Povo rende homenagens, na certeza que por meio de cada homem e de cada mulher que aqui habitam será possível promover uma mudança significativa, que possibilite uma gestão eficaz do Estado, capaz de trazer em seu bojo a execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, sem penalizar nenhum setor. Talvez assim realmente possa comemorar com grande satisfação o Dia do Piauí !
 
Jornal Impresso Diário do Povo do Piauí
Edição, quinta e sexta-feira, 19 e 20 de outubro de 2017
 
 
Faça uma Assinatura do Jornal Diário do Povo.
 
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!