O que realmente significa a palavra?

16/07/2015 20:12

Por Josenildo Melo

                                Artigo: E a palavra. O que realmente significa a palavra?

            As palavras no mundo moderno e contemporâneo são proferidas a todo o momento, mas não produzem e muito menos impactam de fato a realidade atual em que vivemos? O que anda acontecendo? Atualmente muitos costumam até dizer, isso são palavras, meras palavras proferidas ao vento. Para estudiosos da realidade isso não é bem assim não; através das palavras é que muitas coisas acontecem. As palavras têm força! É através das palavras que realmente as coisas passam a acontecer. É importante sim a reflexão contemporânea!

            ¹ Acostumamo-nos a ver as cidades como sendo o lugar do caos urbano, onde deságuam todas as desgraças do país, o êxodo, a violência, a pobreza, a exclusão, a prostituição, o tráfico, etc. Agora elas passam a ser atores políticos por excelência, num quadro onde a nova ordem não se assenta mais no Poder nacional, introduzindo, assim, uma geopolítica formada por gestões municipais com função estratégica nesse novo tabuleiro. É como diz Tasso Genro: “[...] que conversa é essa que acabou a política, a ideologia, de jeito nenhum. A política é o campo da escolha, das opções e esta envolve naturalmente uma escala de valores, uma visão”.

            As palavras têm valor! Observem as Palavras muito bem colocadas de uma Ministra do STF – Supremo Tribunal Federal sobre a Liberdade de Expressão: "Não há menor possibilidade de se ter eleições livres sem que a imprensa atue igualmente de forma livre e que seja levada a todos os rincões do País", afirmou ² Cármen Lúcia. Ela ressalta também que as eleições devem ter rigor para que mantenham a ética, mas precisam ser livres. "Ao cidadão, a palavra para que ele diga o que ele quer, como ele quer, do jeito que ele quer. E isso será respeitado. Afinal a Constituição Federal começa dizendo que a República Federativa do Brasil tem como fundamento a cidadania e a cidadania se exerce com liberdade, e a liberdade de expressão".

            ³ Vivemos numa República bufa. A constatação não é feita com satisfação, muito pelo contrário. Basta ler o Estadão todo santo dia. As notícias são desesperadoras. O Brasil de hoje é uma sociedade invertebrada. Certa vez, Gregório de Matos Guerra iniciou um poema com o conhecido “Triste Bahia”. Bem, como ninguém lê mais o Boca do Inferno, posso escrever (como se fosse meu): triste Brasil. Pouco depois, o grande poeta baiano continuou: “Pobre te vejo a ti”. É a melhor síntese do nosso país. 

            E A PALAVRA? O QUE REALMENTE SIGNFICA A PALAVRA (gr parabolé, pelo lat) sf 1. Conjunto de sons articulados, com uma significação. 2. Vocábulo representado graficamente. 3. Faculdade de expressar as idéias por meio da voz. 4. Afirmação, declaração. 5. Permissão de falar: Sr. Presidente, peço a palavra! 6. Promessa verbal: Ele me deu sua palavra. Interj 1. Afirmação enfática: Palavra! 2. Protesto verbal com que se garante o cumprimento de uma promessa ou a veracidade de alguma coisa: Palavra de honra!

            Um País se constrói com Liberdade de Expressão e isso ocorre através da Palavra!

FRASES: “Somente buscando palavras é que se encontram pensamentos” Joseph Joubert
“Usa, na discussão, palavras suaves e argumentos sólidos” Henry George Bohn
“As palavras formam os fios com os quais tecemos nossas experiências” Aldous Huxley

¹ Michel Zaidan Filho, professor de mestrado em Ciência Política, UFPE; doutor em História – USP

² É Graduada em Direito Pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Fez Especialização em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral e é Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

³ República destroçada, Marco Antonio Villa, O Estado de S. Paulo, 30/10/11. Marco Antonio Villa é Historiador, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!