Opinião: Rádio NSD: a nossa melhor sintonia!

05/07/2016 17:21
Opinião: Rádio NSD: a nossa melhor sintonia!
Por Josenildo Melo*
 
A Rádio Web Nossa Senhora das Dores chegou pra ficar e toca via internet o melhor da Música Popular Brasileira e Católica. Nada melhor no mundo moderno e contemporâneo do que navegar ouvindo músicas de qualidade e que com certeza elevam o espírito; ajudando até mesmo a enfrentar as turbulências do cotidiano.
 
O que finalmente é a música? Os sons produzem uma sensação física em nós.
 
Escutar é ser capaz de ir além do simples ouvir, é captar o sentido dos sons, perceber e compreender sua estrutura, sua forma, seu sentido, é prestar atenção e estar interessado naquilo que está ouvindo. E quanto maior o conhecimento de sons e de música, maior será nossa compreensão. A palavra música, do grego mousikê, que quer dizer "arte das musas", é uma referência à mitologia grega e sua origem não é clara. Muitos acreditam que a música já existia na pré-história e se apresentava com um caráter religioso, ritualístico em agradecimento aos deuses ou como forma de pedidos pela proteção, boa caça, entre outros.
 
Se pensarmos que a dança aparece em pinturas rudimentares da pré-história não é difícil acreditar que a música também fazia parte dessas organizações. Nessa época podemos imaginar que muitos sons produzidos provinham, principalmente, dos movimentos corporais e sons da natureza e, assim como nas artes visuais e na dança, a música começou a ser aprimorada utilizando-se de objetos dos mais diversos. Ainda para refletirmos sobre o assunto e reforçar a teoria sobre a música  basta lembrarmos da existência de tribos indígenas que possuem rituais envolvendo a música, utilizando a percussão corporal, a voz e objetos primários, básicos desenvolvidos para esse fim.
 
A música deve ser respeitada em todos os seus gostos; porém uma música considerada de qualidade tanto em seu ritmo quanto em sua letra faz gosto realmente ouvir. O espírito das pessoas revela e muito em suas músicas os reflexos da sua personalidade. Segundo matérias da BBC O gosto musical de uma pessoa pode dar pistas sobre a maneira como ela pensa, e vice-versa, segundo pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Publicado na plataforma Plos One, o estudo apontou que pessoas empáticas, com maior capacidade de se identificar com outra pessoa, preferiram músicas mais suaves, de baixa energia. Já aquelas classificadas como "sistemáticas" – pessoas que procuram analisar padrões no mundo – optaram por punk, heavy metal e músicas em geral mais complexas. Os pesquisadores afirmam que o trabalho pode ter implicações para a indústria musical. Muitas pessoas tomam decisões instantâneas sobre músicas que gostam ou não gostam, mas cientistas afirmam que os mecanismos dessas preferências continuam pouco claros.
 
Independentemente de preferências musicais a Rádio NSD surgiu com o propósito de tocar de tudo um pouco mas sobretudo o considerado o melhor da Música Popular Brasileira e Católica. Ultimamente o seguimento de rádio web tem crescido. A partir de agora todas as vezes que você estiver navegando na internet escute a Rádio Web Nossa Senhora das Dores! Certo mesmo é que música e seus gostos musicais fazem um bem enorme!
 
 
Fonte: Artigo publicado no Conceituado e Influente Portal AZ
 
 
*Josenildo Melo é Católico. Assistente Social e Jornalista. Estudante de Direito e Filosofia
 
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!