Opinião: Sobre fatos e acontecimentos

18/11/2015 20:10

Opinião: Sobre fatos e acontecimentos

Por Josenildo Melo

O que é um fato? Alguma coisa que aconteceu; isso. Verdade; isso aí. Quando a pessoa concorda com alguma coisa ou afirma que é verdade. O que é um acontecimento? O termo acontecimento designa uma ocorrência ou mudança no estado do mundo, isto é, algo que sucede num determinado ponto de espaço e durante certo período de tempo e que possui um caráter pouco comum ou mesmo excepcional. Num sentido mais geral, qualquer ocorrência pode ser considerada como um acontecimento; contudo, num sentido mais estrito, acontecimento são apenas as ocorrências “dignas de registro”, aquelas que merecem ficar na história.

 

Depois deste pequeno introito e apenas com algumas alocuções etimológicas dos termos fatos e acontecimentos; podemos dizer que o mais propício seria falarmos ou escrevermos sobre o atentado à cidade de Paris e ao País França. Porém, seguindo a cartilha inaciana de que somente é prudente falar ou escrever sobre algo depois da averiguação plena de fatos e acontecimentos, hoje não falaremos ainda sobre o atentado terrorista que abalou o Mundo.

 

O sobre fatos e acontecimentos é no que diz respeito à realidade sociopolítica e econômica do nosso Brasil. O ano de 2015 acabou; sócio e economicamente a sociedade parece de fato sentir o peso do “custo” valorativo de manutenção das mínimas condições de sobrevivência. E politicamente? Depois de comer “o pão que o diabo amassou”; o governo começa a respirar e 2016 pode ser diferente do que muitos imaginam ou começaram a dissertar sobre fatos e acontecimentos. A capacidade de pessoas e governos que cresceram sustentados pela capacidade e vontade de evoluir e crescer não vai se cansar de encontrar o rumo novamente. E qual a análise sobre estes fatos e acontecimentos? Que irão dar a volta por cima!
 

O Brasil somente teve oposição de verdade quando os opositores eram capazes de mesmo “sem estruturas” tecerem metas e projeções a alcançar. Nacionalmente os opositores parecem ser meros de ocasião? Não necessariamente; mas parecem não possuir de fato e de direito coragem e vigor pra “viverem à margem” da sociedade estruturalizada. E o que aconteceu? O governo central percebendo inteligentemente isso começou a dialogar e arrefecer ânimos. Enquanto opositores dormem sossegadamente; o governo nacional trabalha dia e noite e de fato começa a lograr êxito em curto prazo. Articulação e boa conversa é capaz de tudo?

 

O recuar um passo e depois prosseguir com dois passos à frente já está sendo colocado em prática e cabe a quem possuir informações privilegiadas expor fatos e acontecimentos. O Brasil não consegue construir mais pessoas e líderes capazes de sobreviver a pão e água? Por certo tempo sim; em longo prazo jamais. É a lógica da sabedoria antever fatos e acontecimentos. A tática do vencer pelo cansaço é difícil pra quem nunca esteve do lado do sofrimento. A razão e paciência de Jó já diz sabiamente que depois de um período de lutas e provações o aguentar firme faz toda a diferença. Eis a realidade sobre fatos e acontecimentos da política brasileira!

 

O PT tende a se recuperar e manter ou talvez até mesmo ampliar o número de prefeitos e prefeituras. Você perdeu a razão nobre escritor? Não, sinceramente não. Sobre fatos e acontecimentos a capacidade do PT renascer das cinzas é real e possível. Quem foi forjado na luta se cansa de lutar? Luta e luta até renascer! É a realidade sobre fatos e acontecimentos.

 

 

Fonte: Artigo publicado no Conceituado e Influente Portal AZ