Papa encontra o presidente israelita Rivlin: o desafio é a paz

03/09/2015 22:45

Papa encontra o presidente israelita Rivlin: o desafio é a paz

A situação política e social do Médio Oriente esteve no centro da audiência que Francisco concedeu na manhã desta quinta-feira ao Presidente do Estado de Israel, Reuven Rivlin.

Em especial, o Papa e o Presidente israelita debateram a situação dos cristãos e de outros grupos minoritários na região, marcada por vários conflitos. A respeito, relevou-se a importância do diálogo inter-religioso e a responsabilidade dos líderes religiosos na promoção da reconciliação e da paz.

De acordo com uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, evidenciaram-se a necessidade e a urgência de promover um clima de confiança entre israelitas e palestinos e de reavivar as negociações para se alcançar um acordo respeitoso das legítimas aspirações dos dois povos, como contribuição fundamental à paz e à estabilidade da região.

Em pauta, estiveram também as relações entre o Estado de Israel e a Santa Sé, e entre as autoridades estatais e as comunidades católicas locais, fazendo votos de uma pronta conclusão do Acordo bilateral em fase de elaboração e uma solução adequada de algumas questões de interesse comum, entre as quais a que diz respeito à situação das escolas cristãs no país