Papa Francisco ao canal TV 2000

14/11/2015 16:59

Papa Francisco ao canal TV2000 sobre atentados em Paris: "não é humano"

Cidade do Vaticano (RV) - Os atentados da note de sexta-feira, dia 13, em Paris, apresentam um pesado balanço provisório de 128 mortos e mais de 250 feridos, dos quais, cerca de uma centena em graves condições, o que – com o passar das horas – pode agravar ulteriormente o número de vítimas fatais dos ataques na capital francesa. Foram seis ataques armados simultâneos, reivindicados pelo autodenominado Estado Islâmico.

Após expressar num comunicado oficial e posteriormente num telegrama sua profunda consternação pelo terrível massacre que ensanguentou Paris, o Papa Francisco comentou o ocorrido numa breve conversação telefônica com o diretor do canal televisivo da Conferência Episcopal Italiana TV2000, Lucio Brunelli:

TV2000: Santidade, quais pensamentos, quais são seus sentimentos diante da carnificina de Paris?

Papa Francisco:- “O sentimento é de comoção e de dor, não entendo, mas essas coisas são difíceis de entender, feitas por seres humanos, e por isso me sinto comovido e condoído, e rezo. Faço-me próximo do povo francês, tão amado, próximo dos familiares das vítimas e rezo por todos eles.”

TV2000: O senhor muitas vezes tem falado de uma III Guerra Mundial feita em capítulos:

Papa Francisco:- “É isso mesmo, este é um capítulo. Mas não há justificações para essas coisas.”

TV2000: Sobretudo não pode haver uma justificação religiosa...

Papa Francisco:- “Não, nem religiosa, nem humana. Isso não é humano. É por isso que me faço próximo de todos aqueles que sofrem e de toda a França, à qual quero muito bem. E agradeço a você por ter ligado para mim.”