Papa Francisco nomeia três novos bispos

21/10/2015 21:54

Papa Francisco nomeia três novos bispos para o Brasil

Padre Paulo Bosi, padre Henrique Aparecido e padre José Reginaldo

O papa Francisco nomeou, padre Paulo Bosi Dal´Bó, como bispo da diocese de São Mateus (ES) (foto, à esquerda). Atualmente, padre Paulo exerce a função de vigário geral da diocese de Colatina,  Espírito Santo.

Ao acolher o pedido de renúncia de dom Redovino Rizzardo, CS, em conformidade com o cân. 401 parágrafo 1º, do Código de Direito Canônico, o papa também nomeou, como bispo de Dourados (MS), padre Henrique Aparecido de Lima, CSSR.

Na mesma data, foi nomeado para a diocese de Jales (SP) o padre José Reginaldo Andrietta (foto, à direita), atualmente pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Americana (SP). Ele irá substituir dom Luiz Demétrio Valentini, que teve sua renúncia aceita pelo papa, de acordo com o cân. 401 parágrafo 1º, do Código de Direito Canônico.

Padre Henrique

O novo bispo de Dourados (MS), padre Henrique Aparecido de Lima, nasceu em 28 de julho de 1964, na cidade de Assis Chateaubriand (PR). É filho de Manoel Catarino de Lima e Sebastiana Onofre Lima. Na juventude, ingressou no Seminário de Santo Afonso da Congregação do Santíssimo Redentor. Em maio de 1999 emitiu os votos solenes, sendo ordenado sacerdote em 21 de novembro do mesmo ano.

Em sua trajetória no sacerdócio, atuou na paróquia redentorista de Ponta Porã (MS) e pároco de Aquidauana, no mesmo Estado. Durante seis anos foi membro do Conselho de Consultores Diocesanos de Jardim e administrador diocesano de 2007 a 2008.No ano de 2007, foi eleito vigário da província e, em outro de 2014, assumiu como provincial dos redentoristas de Campo Grande.

Padre Reginaldo

Padre José Reginaldo Andrietta é natural de Pirassununga (SP), nascido em 7 de março de 1957. É filho de Octávio Andrietta e Therezinha Octaviano Andrietta. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 18 de março de 1983, na paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, na cidade natal.  Possui bacharel em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É especialista em Catequese pelo Instituto Internacional de Catequese e Pastoral Lumen Vitae, Bruxelas, Bélgica e Catequese e Pastoral pela Universidade Católica de Lovaina (Francófona), Louvain-la-Neuve, Bélgica. Em 2009, concluiu o mestrado em Teologia Pastoral também pela Universidade Católica de Lovaina.

Durante a caminhada no sacerdócio, foi assessor nacional da Juventude Operária Católica Brasileira (1983 a 1987) e também assessor continental da Juventude Operária Cristã Internacional para as Américas do Sul, Central e do Norte, e do Caribe, com sede no Equador (1991 a 1994). Foi vice-coordenador e orientador de estudos do Propedêutico e membro da Equipe de Formadores do Seminário da Diocese de Limeira (1994 a 1997).

Desde 2009, exerce função de pároco da paróquia São Judas Tadeu de Americana (SP). É também diretor eclesiástico da diaconia São Judas Tadeu e professor de Teologia Pastoral do Centro Diocesano de Formação Teológica da Diocese de Limeira. Participa como membro do Conselho de Presbíteros desde 2014. Padre José é autor do livro “Os Jovens Trabalhadores Conquistando Trabalho e Justiça”.

Padre Paulo Bosi

Padre Paulo Bosi Dal´Bó é natural de Rio Bananal (ES), nascido em 27 de agosto de 1962. É filho de Dionísio Dal’Bó e Iolanda Claris Bosi Dal’Bó. É formado em Ciências Contábeis, com especialização em Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV). Também possui pós-graduação em Comunicação Social pelo SEPAC (SP).

Recebeu a ordenação presbiteral em 10 de junho de 2000, na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Em sua trajetória sacerdotal exerceu diferentes atividades. Atuou como formador do Propedêutico, vigário paroquial em Marilândia, reitor do Seminário Diocesano “Maria, Mãe da Igreja” (2006 a 2010), além de coordenador diocesano da Pastoral e Serviço de Animação Vocacional (2004 a 2010). Foi representante dos presbíteros, membro da Pastoral Presbiteral e do Colégio dos Consultores. Em julho de 2015, foi eleito vigário geral da diocese.

No período de 2003 a 2008, atuou como membro da diretoria da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) do regional Leste II e da diretoria nacional da mesma entidade. De 2008 a 2010 foi presidente nacional da Osib. Entre as obras publicadas destacam-se “Estar de bem com a vida” e produções sonoros, sendo três CDs: “Cantando com o jovem”, “Meu Profeta” e “Vida, Sonhos e Canções”, além de outras composições. 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!