Política: O seu "campo" é o debate de ideias

15/07/2015 02:06

Por Josenildo Melo

                                               POLÍTICA: O SEU “CAMPO” É O DEBATE DE IDEIAS

            O “campo” da política é o debate das ideias; a contextualização pessoal não pode imperar em disputas, pois o “campo” da política é o debate de ideias e o respeito à Lei. Precisamos com a ajuda dos intelectuais construirmos cultura da coletividade em nosso país.

            O embate pessoal não deve ser enfatizado em disputas políticas e muito menos alguns se fazerem de santos e se esquivarem do verdadeiro debate. Os brasileiros adquiriram um grau de consciência que já não mais toleram hipocrisia e muito menos fazer uso do nome de Deus em vão. Política é coisa séria e a seriedade da política consiste no uso da razão e construção de idéias que possam ir de encontro aos anseios do povo; da população. Outras regiões precisa incorporar a visão de grandeza que conduz as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do BRASIL.

            A população tem certeza que muitos políticos conhecem as regiões desenvolvidas de nosso país e também as belezas naturais e artificiais de outros países. O que leva a reflexão é o porquê não conseguem implantar em nosso país e em nosso estado uma industrialização plena e uma agricultura realmente voltada para a melhoria da qualidade coletiva?

            As riquezas e bens materiais precisam sair do âmbito da individualidade e adentrarem ao campo da construção coletiva de um Estado e de um país melhor. Quantos já passaram pelo governo de nosso país e em nada melhoraram a qualidade de vida de nossa população? Nobre leitor reflita sobre a importância de suas decisões. A justiça eleitoral a muitos anos vem fazendo a sua parte na condução do processo eleitoral; chegou a hora da população afirmar e reafirmar a reconstrução de um país melhor e de um estado próspero e com mais qualidade de vida.

            Nada custa relembrar A etimologia do termo política. O que é política? É a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Política é coisa séria e o seu “campo” de atuação é o debate de idéias! Na ciência política, trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, política de transportes, etc.

            Dentro da contextualização das idéias porque nos debates não se enfatiza a industrialização e agricultura em nosso país e em nosso estado? Não custa lembrar que países com menor potencial industrial e agrícola e que quase não possuem água e muito menos terra em abundância atingem elevada produção industrial e agrícola? Não seria pelo alto grau de compromisso coletivo de responsabilidade com seu povo, com sua população? Vale a reflexão!

            O que é o sistema político? É uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são sistemas tradicionais. Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas de organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista.

            Enquanto a reforma política não vem como muitos desejam, cuidem de fazer a sua própria reforma política em atos e atitudes conscientes na escolha das melhores opções políticas futuramente. Eleitor consciente é tudo o que a justiça eleitoral deseja em todas as eleições. Chega de colocar culpa somente na classe política. Política é coisa séria; o SEU “CAMPO” É O DEBATE DE IDEIAS em prol da coletividade! O povo, a população precisa escolher melhor?