Povo apoia campanha do MPF contra corrupção

27/12/2015 11:43

Mais de 22 mil piauienses assinam apoio a campanha do MPF contra corrupção

Da Redação do Portal AZ 

Até a manhã deste domingo (27), 22.181 eleitores piauienses já haviam assinado o projeto “10 medidas contra a corrupção”, do Ministério Público Federal (MPF). O órgão está colhendo assinaturas de cidadãos em todo o Brasil para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. 

 

No início deste mês, durante a inauguração da nova sede do MPF no Piauí, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou a importância da campanha. “As propostas de alterações legislativas buscam evitar o desvio de recursos públicos, além de garantir mais transparência, celeridade e eficiência ao trabalho do Ministério Público brasileiro com reflexo no Poder Judiciário”, disse Janot.

As medidas buscam ainda agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

O MPF tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional. Até o momento, 1.195.414 de assinaturas foram colhidas. Para ver a íntegra das medidas e a ficha de assinatura, basta acessar o site www.10medidas.mpf.mp.br. cidadão pode procurar a unidade do MPF mais próxima de seu domicílio para assinar a ficha de apoio ou imprimir a ficha a partir do site, coletar dados e assinaturas e depois entregar em uma sede do MPF ou enviar pelo correio para o endereço da Força-Tarefa Lava Jato em Curitiba: Procuradoria da República no Paraná, Rua Marechal Deodoro, 933 - Centro, Cep 80060-010 - Curitiba/PR.