9ª Festa da Mãe de Deus reúne multidão em avenida

12/10/2015 11:18

Procissão reúne em torno de 12 mil fiéis na avenida Frei Serafim - Teresina/PI

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi levada durante evento.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida está em perigrinação pela capital desde o dia 1º (Foto: Catarina Costa)
Arquidiocese de Teresina realiza pelo 9º ano a Festa da Mãe de Deus.

A festa da Mãe de Deus foi idealizada pelo Arcebispo emérito de Teresina - Dom Celso 

 

Catarina Costa

Do G1 PI

 

Em torno de 12 mil fiéis acompanharam na manhã desta segunda-feira (12) em Teresina a procissão que levou a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A 9ª edição da Festa da Mãe de Deus teve início com a santa missa realizada ao lado do Centro Pastoral Paulo VI. Em seguida o público saiu em caminhada pela Avenida Frei Serafim.

A imagem de Nossa Senhora Aparecia é o primeiro vínculo da nossa nação. Antes do Brasil se constituir, ela se tornava o símbolo nacional. Hoje o dia é dedicado a ela e ao que honra a mãe de Deus. Uma coincidência feliz hoje ser também o dia das crianças. Não há pessoa que acolha melhor do que a mãe”, disse o padre Tony Batista durante a procissão.

 

O evento foi acompanhado por pessoas de todas as idades. Algumas com algumas limitações, mas que não deixaram de expressar a sua fé. De cadeira de rodas, a aposentada Maria da Graça Domingas, 99 anos, tocou pela primeira vez a imagem da padroeira e se emociou.

 

Rezo o terço todo dia e assisto a santa missa. Fiquei muito feliz em tocar a imagem. Nunca tive a oportunidade de ir em Aparecida, agora ela veio ao nosso estado e eu tinha que participar desta festa para a nossa mãe", falou a senhora.

 

Alguns fiés percorreram quase 100 km para participar do momento santo. É o caso da também aposentada Carmencita Campelo, 66 anos, que saiu de Beneditinos. "Mesmo com o braço machucado não poderia perder este momento. Minha vida é a igreja e me senti tão bem ao ficar perto da nossa mãe".

 

Maria José, 58 anos, já esteve no Santuário de Aparecida em São Paulo por duas vezes, disse que a emoção de encontrar a santa no Piauí é diferente.

 

"Acompanhei a imagem desde que chegou. É muito gratificante e fico agradecida dela visitar os piauienses", relatou.

 

A imagem de Nossa Senhora Aparecida se encontra em peregrinação na capital desde o dia 1° de outubro. Ao final da procissão, a imagem foi coroada na Igreja de São Benedito e sairá em carreata até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Renascença I, Zona Sudeste de Teresina.

 

"São 12 dias da presença da imagem na nossa arquidiocese. Nos surpreende a acolhida do povo, a demonstração da fé e uma devoção mariana que está no coração de todos", falou o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.

 

Um terço será rezado às 12h e a imagem permanecerá na igreja o dia todo para visitação.


Às 17h30 começa a procissão de encerramento dos festejos da paróquia e peregrinação, com uma missa campal na praça do bairro.