Qual a verdadeira diferença?

16/07/2015 13:29

Por Josenildo Melo

                                                          Qual a verdadeira diferença?

            Qual a real diferença entre um texto montado e um texto verdadeiramente escrito e com palavras próprias? Acordei no meio da madrugada com esta pergunta em minha cabeça. Já é madrugada e realmente não consigo entender e muito menos compreender este enigma; pois não cabe a nós Jornalistas julgarmos o texto dos outros e sim analisarmos os nossos próprios textos; interpretarmos a realidade em que vivemos!

            Tenho o ledo engano que a diferença entre um texto escrito e a “montagem” de uma matéria, reportagem; advém justamente das palavras que saem do coração em algum momento de nossas vidas. Não me venham com técnicas ou teorias que muitos “vendedores” de livros contextualizam. Escrever é uma arte!

            O nosso termômetro de um bom texto é aquele que concatenadamente tem início, meio e fim de forma muito gostosa de ler. É sobre uma chuva que cai, é de uma análise de conjuntura bem feita e muito bem interpretada pensando algo que nem as mentes mais brilhantes conseguem vislumbrar!

            Não somente em textos existem verdadeiras diferenças; já pensaram na possibilidade da percepção da verdadeira diferença entre um patriota e um fanático sócio-político ou religioso? O fanático jamais terá uma visão que possa ir além da doutrinação ideológica recebida por quem comanda o partido, agrupamento ou até mesmo sua religião. O patriota pensa na coletividade, pensa em um mundo bem melhor!

            Olha sabe, quanto é bom acordar e escrever de uma forma desvairada; sem imaginar sequer o que vai começar a escrever. É realmente muito fascinante! O Jornalismo nos faz sentir isso, o gosto cada vez mais entusiasmado pela notícia, pela veracidade de fatos e acontecimentos. Quanto é bom e com toda humildade ser diferente! Enquanto muitos neste momento estão a dormir sem ao menos imaginar porque dormem, estamos aqui a escrever, pelo prazer de escrever, pela gostosa sensação de no outro dia estarmos contemplando nossos nomes e nossos escritos em algum lugar do mundo!

            Qual a verdadeira diferença entre um Jornalista e outros seres humanos? Com todo respeito a todas as outras profissões, inclusive às minhas outras profissões; mas a diferença deve ser o faro do captar fatos, notícias e acontecimentos antes mesmo que outros percebam ou imaginem o que realmente vai acontecer.

            O dia começa parecendo que tudo vai ser rotina e de repente tudo muda, tudo começa a ser desmontado independentemente de previsões dos maiores especialistas em suas áreas de atuação. Quem diria que o governo Dilma já começa a sentir os efeitos de uma economia sem estruturalizações sólidas? Tudo parecia muito seguro e certo. De repente tudo começa a mudar e as oposições já voltam a sonhar em governar novamente o nosso BRASIL. Que estrago fez essa PETROBRAS?

            Qual a verdadeira diferença entre a copa do mundo que aconteceu em nosso país e as outras copas que já aconteceram? Não queríamos e clamamos tanto por uma copa do mundo de futebol? Segundo as opiniões emitidas pelo próprio povo que tanto desejava a copa; a questão é que por mais rudimentar que seja a capacidade de ver além do trivial dia a dia, a copa indignou o POVO pelo fato de presenciar estádios belíssimos e verdadeiros monumentos de tanta beleza e ostentação. Só que de repente esses olhos do povo brasileiro se iluminaram mesmo foi pensando que esse dinheiro gasto na copa do mundo de futebol daria pra ser bem mais aplicado em educação, saúde e mais moradia! É século XXI; o mundo esta mudando?

            É a vida como dizem os mais sábios e letrados que nós; a vida meu filho nos ensina cada vez mais que a verdadeira sabedoria não advém apenas dos livros mas da própria vida! O que nos resta é saborear o esplendoroso prazer de escrever e escrever cada vez mais sobre o que pensam os nossos leitores. A função maior de nós Jornalistas é informar e bem informar com ética e credibilidade!

            Qual a verdadeira diferença entre desejar, querer e de fato determinar os acontecimentos? Simplesmente conjecturar sobre fatos e acontecimentos. Quem não deseja um BRASIL BEM MELHOR e que possa sair da mesmice e da política do pão e circo? Todos desejam MAIS!

            Meus bons leitores e estimados amigos JORNALISTAS como é bom escrever! Sobretudo quando acordamos e simplesmente começamos escrever e depois percebemos que estes momentos de escrita são mais do que simples vontade humana de escrever! É verdadeiramente a diferença entre o ser guiado, conduzido ou não por DEUS. Ele é o senhor de tudo! e agora vamos dormir pois daqui a alguns dias estaremos lendo e percebendo em nosso site o conteúdo escrito. Escrever é realmente muito bom!


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!