Rádio Pioneira de Teresina

14/07/2015 23:50

Por Josenildo Melo

                                               RÁDIO PIONEIRA DE TERESINA

            A tradicional e moderna Rádio Pioneira de Teresina entra em uma nova fase; em breve funcionará em AM e FM. Diariamente sobre a direção de Rosemiro Robinson as mudanças adaptativas começam a acontecer. A ordem é reforçar a tradição alinhada à contemporaneidade. A emissora católica ganha a cada dia mais ouvintes e seguidores; inclusive via internet.

            Dom Avelar Brandão Vilela, com o objetivo da evangelização, alfabetização e a formação cultural da população Piauiense criou a Rádio Pioneira de Teresina. Desde a sua fundação a emissora católica ganhou notoriedade e credibilidade junto à população piauiense pela precisão, seriedade e responsabilidade com que a notícia é levada ao ar. A Rádio Pioneira sempre cultivou uma programação voltada para a participação dos segmentos sociais menos privilegiados, abrindo seus microfones pra reclamações, sugestões, opiniões da população sobre os problemas sociais e fatos importantes que acontecem na cidade de Teresina e no interior do Estado. É comprometida em fazer contato com as autoridades competentes na tentativa de solucionar os problemas, mantendo uma postura independente. A programação da emissora desde sua fundação sempre foi voltada para a informação, participação popular, cultura e esportes. Daí o sucesso desta rica programação que se mantêm até os dias de hoje, mas sempre inovando, com novas tecnologias, boas ideias e profissionais competentes.

            Outra característica da Rádio Pioneira de Teresina é a integração nacional através da RCR – Rede Católica de Rádio. O que é a RCR? Fundada em 1994, é uma associação de emissoras vinculadas a organismos da Igreja Católica, que prestam serviços às comunidades, paróquias e dioceses em suas regiões. Motivado pelo espírito de comunhão e partilha a RCR visa contribuir para a educação, cultura e cidadania, sempre agindo com lealdade aos ensinamentos cristãos. Nos últimos anos a RCR trabalha na realização de projetos conjuntos de cobertura nacional e internacional, a RCR é formada por sete grandes bases geradoras de rádio que produzem e distribuem conteúdos e programas pra mais de 500 emissoras católicas!

            Com um público fiel, uma audiência consolidada e uma forte identidade através de uma produção jornalística totalmente voltada para os acontecimentos locais, a relação entre a emissora, seus profissionais e seus ouvintes torna-se cada vez mais próxima. De fato, os ouvintes da emissora católica, além de amigos tornam-se colaboradores. Como destaque principal em sua programação a Rádio Pioneira de Teresina apresenta um formato diferente de jornalismo, isto é, sua linha de programação evidencia o Jornalismo Comunitário.

            Ao longo de uma trajetória de 50 anos de vida, na equipe de jornalismo além dos consagrados Gil Costa e Pedro Alcântara Ribeiro, novos valores vão se integrando a emissora. Capaz de interagir com a comunidade de uma forma espontânea, clara, objetiva e fiel, a emissora se destaca por ter uma programação participativa. Foi esse formato de programação que a levou a ser reconhecida como Programação Modelo para o Mundo em um estudo realizado pela Associação Latino-americana de Educação Radiofônica em 36 países.

            A Rádio Pioneira de Teresina em mais de seus 50 anos vem trabalhando com uma programação voltada para o social e a cidadania. Com conteúdo jornalístico atualizado e uma equipe de profissionais afinada; a emissora segue em sua trajetória de conquistas. Atuando em 1150 AM e pelo site http://www.radiopioneira.am.br/, além das Redes Sociais – FacebookTwitter  – a Rádio Pioneira avança com uma nova proposta: alcançar as mais distantes regiões do País, expandindo assim o seu público ouvinte. Acompanhe diariamente a nossa programação! A nossa emissora católica tem a direção de Rosemiro Robinson da Costa.