Se for candidato, Firmino Filho é favorito, diz Átila

18/11/2017 08:53
‘Se for candidato, Firmino é favorito’, diz Átila
Bem diferente de boa parte da oposição, o deputado Átila Lira (PSB) mostra muita confiança no prefeito Firmino Filho (PSDB) como candidato ao governo do Estado nas próximas eleições. “Se ele [Firmino] resolver marchar, é favorito”, diz o deputado.
 
Átila destaca os trunfos que dariam ao líder do PSDB esse favoritismo. “Ele é popular, acreditado, respeitado no Piauí e no Brasil”, afirmou hoje cedo, em entrevista ao Acorda Piauí, na rádio Cidade Verde. Atribui esse reconhecimento particularmente à performance de Firmino na área da educação. “É um prefeito com educação nota 10”, afirmou.
 
O deputado atribui parte dos feitos no setor ao secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma. E até vislumbrou os desdobramentos futuros de uma candidatura do prefeito ao governo: “O Firmino vai ser governador e o Kleber, secretário de Educação”.
 
Ainda no campo político, Átila Lira disse que certamente será oposição no Piauí. Sobre o rumo partidário que vai tomar, reconheceu as dificuldades que tem no PSB, onde diverge da direção nacional. “Eu sou liberal e eles são stalinistas”, disse, acrescentando que está avaliando as opções partidárias. Mas adiantou que tomará um rumo juntamente com o ex-governador Wilson Martins, presidente estadual do PSB.
 
Fé na Reforma da Previdência
 
O deputado Átila Lira disse acreditar na viabilidade na aprovação da reforma da Previdência, prioridade para o governo federal. Para ele, até 15 de dezembro a proposta será aprovada, embora com mudanças substantivas.
 
Uma das mudanças mais significativas é relacionada aos trabalhadores rurais, que não serão alcançados pelas novas regras. O novo texto deve manter em 15 anos o tempo mínimo necessário para um trabalhador se aposentar, excluindo a proposta inicial que passaria esse tempo para 25 anos.
 
Átila Lira diz que a principal mudança vai se referir aos grandes salários no setor público. “Não estou me referindo aos barnabés”, ponderou. Segundo ele, as regalias do setor público é que geram os grandes desvios na Previdência. Observa que 1 milhão de pensionistas do setor público representam os gastos de 30 milhões de aposentados do INSS.
 
Orçamento para BR-135 e Saúde
 
Átila Lira, que é coordenador da bancada do Piauí no Congresso, disse que o Orçamento da União para o próximo ano vai assegurar os recursos necessários para a reforma da BR-135. Esses recursos, no entanto, serão garantidos através de emenda de bancada.
 
A bancada piauiense definiu conjuntamente que as prioridades para o próximo ano são a BR-135 e recursos para custeio da saúde nos municípios. Quando às obras estruturantes, o deputado lamenta que a principal reivindicação do Piauí – a Transordestina – está paralisada. Acrescentou ainda que essas obras transformadoras dependem de uma decisão abraçada pelo governo do Estado.
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!