Televisões Católicas refletem projetos

23/11/2015 20:13

Televisões Católicas refletem projetos conjuntos para 2016

Com a missão de unir e congregar os meios de comunicação católicos, Signis Brasil fez a última reunião de 2015, nesta terça-feira,17, com os representantes das TVs Católicas e contando com a presença do Pe. Rafael Vieira, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

Por Marcos Beltramin

A presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza e o secretário Pe. Evaldo Souza acolheram os representantes das TVs Católicas, em reunião realizada no SEPAC, em São Paulo.  Na oração inicial os participantes rezaram pela Paz do mundo e pela situação do povo de Mariana, MG.

Para o tema de reflexão inicial a Signis Brasil convidou a jornalista e mestra em Ciências da Comunicação, Silvia Torreglossa, que trabalhou tema: “A audiência nas Telenovelas”. Este tema foi objeto de reflexão no encontro internacional de produtores de Tv e continua sendo um desafio para as Tvs católicas. Para a pesquisadora, “A minha pesquisa vem de encontro justamente a descobrir que a telenovela tem sim uma inserção na sociedade. A telenovela representa os padrões da sociedade, e também interfere como estes padrões são reproduzidos e que as TVs Católicas deveriam sim produzir novelas para conseguir a melhorar a percepção da religião no mundo a partir destes temas. O assunto refletido hoje na reunião foi pertinente para poder pensar para que a nossa religião possa ser representada a partir da telenovela”.

Padre Evaldo seguiu a pauta da reunião, apresentando o objetivo principal de pensar em projetos conjuntos entre os representantes das TVs para 2016 como coberturas conjuntas: JMJ 2016 em Cracóvia, Assembleia Geral dos Bispos CNBB; Congresso Eucarístico, em Belém, PA e outros assuntos, que ainda serão amadurecidos por grupos específicos.  Padre Rafael Vieira solicitou maior divulgação para as inscrições dos Prêmios da CNBB, que vão até 31 de dezembro, no sitewww.cnbb.org.br.

Representantes da TV Nazaré de Belém, PA, falaram do Congresso Eucarístico Nacional que será realizado de 15 a 21 de Agosto de 2016, comemorativo aos 400 anos de Evangelização na Amazônia iniciada no Pará. Mais informações www.cen2016.com.br

Impressos, rádio e TV farão uma cobertura conjunta sobre a ação da Igreja em Carajás. Para a presidente da Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, é um esforço conjunto para dar voz às comunidades que lutam para ter mais vida.

Na parte da tarde a diretoria de Signis Brasil também se encontrou para avaliar os vários projetos realizados neste ano de 2015, admissão de associados e projetos para 2016. Para a presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, “O fechamento deste ano de 2015 foi positivo pelo empenho de crescer juntos em projetos conjuntos e na consciência de que somos Igreja numa sociedade com grandes desafios. Realizamos um encontro de formação para os associados, em outubro com boa participação, participamos de eventos eclesiais, tudo em vista da evangelização”.

Signis Brasil