Teori Zavascki nega liberdade a banqueiro

26/11/2015 19:52
Teori nega liberdade e autoriza dono do BTG Pactual a mudar de presídio
Ele sairá da Superintendência da PF no Rio e vai para presídio Ary Franco.
 
Banqueiro foi preso por suspeita de oferecer pagamento para evitar delação.
 
Renan Ramalho
Do G1, em Brasília
 
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira (26) um pedido apresentado pela defesa do banqueiro André Esteves para revogar sua prisão temporária e autorizou a transferência dele da Superintendência daPolícia Federal no Rio de Janeiro para o presídio Ary Franco.
 
Dono do BTG Pactual, André Esteves foi preso nesta quarta, por ordem do Supremo, por supostamente tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.
 
Em ofício ao STF, a PF do Rio informou que não teria condições de manter o banqueiro preso na carceragem e sugeriu transferência para o presídio Ary Franco, localizado na Zona Norte da capital fluminense. Caberá agora à PF realizar a transferência após a autorização.
 
Como está em prisão temporária, André Esteves deve ficar encarcerado até o próximo domingo (29), quando termina o prazo de 5 dias para esse tipo de detenção.
 
Esteves foi citado em conversas do senador Delcídio Amaral (PT-MS), também preso, como interessado em evitar uma delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, ou ao menos retirar suspeitas relacionadas ao banco de seu conteúdo.
 
No pedido para revogar a prisão, a defesa de Esteves alegou que não se justifica mantê-lo preso porque a decisão se baseia exclusivamente em conversas nas quais diversas outras autoridades também foram mencionadas, sem que tenha se suspeitado delas.
 
Os advogados do banqueiro admitem que ele conhece Delcídio e outros parlamentares, mas afirmou que ele nunca falou com o chefe de gabinete do senador nem com o advogado de Nestor Cerveró, também presos pela PF.
 
Além de Esteves, também foram presos nesta quarta o senador Delcídio Amaral (PT-MS) e o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira.
 
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!