Tomou Posse a Diretoria do DCE - ICESPI

17/06/2016 15:30
Com o intuito de uma maior aproximação entre discentes, docentes e o Instituto Católico de Estudos Superiores do Estado do Piauí, tomou posse hoje, dia 17 de junho de 2016, sexta-feira, a primeira diretoria do DCE - Diretório Central dos Estudantes, ICESPI, eleita em eleição realizada no dia 13 de junho de 2016. Na posse dos vencedores, a chapa vencedora; chapa 1, teve direito a foguetes e um coquetel comemorativo. Todo o corpo docente e discente juntamente com a direção do ICESPI - Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, fizeram questão de participar deste novo momento em que vive a Arquidiocesede Teresina. Conheça o ICESPI. 
 
PERFIL INSTITUCIONAL
O Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí - ICESPI, é uma instituição de ensino superior, com limite territorial de atuação circunscrito ao município de Teresina, Piauí, com sede na Praça Parnaguá, bairro Vila Operária, zona norte da cidade. É mantido pela Associação Piauiense de Cultura Superior (SOCULTURAS), pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Teresina, Piauí, e Estatuto inscrito no Livro “A” nº 10 sob nº de ordem 1236, datado de 29.03.2004, do 3º Cartório de Notas, com inscrição no CNPJ (MF) sob nº 06.174.632/0001-58.
 
O ICESPI tem sua origem no Seminário Maior de Teologia Sagrado Coração de Jesus, funcionando desde 1984, em Teresina, na formação de presbíteros, estando credenciado por serviços referentes à formação do clero das sete dioceses do Estado, além de outras dioceses da Região Nordeste. Numerosos sacerdotes receberam sólida formação religiosa e humanística neste Seminário, encontrando-se atualmente no exercício da missão para a qual foram preparados. Para melhor êxito da formação presbiteriana o Seminário admitiu uma segunda casa, o Seminário Maior de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg. 
 
O ICESPI foi criado para oferecer cursos superiores nos termos da Lei n. 9.496/1996 (LDB), com a finalidade de desenvolver a pesquisa e a extensão nas áreas de ciências humanas e educação, buscando contribuir para a educação e desenvolvimento sóciocultural da região de influência de Teresina, capital do Piauí, que inclui os municípios piauienses de Altos, Campo Maior, Beneditinos, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Amarante, Palmeirais, Curralinhos, Lagoa do Piauí, União e José de Freitas, e também os municípios maranhenses de Timon e Caxias.
Para alcançar a finalidade proposta, o ICESPI obedecerá aos princípios de respeito à dignidade da pessoa humana e aos seus direitos fundamentais, de acordo com a sua identidade educacional e religiosa, proscrevendo qualquer forma de discriminação.
 
A médio e longo prazo, o Instituto espera inserir-se na região como instituição de referência na formação de profissionais de nível superior na área de ciências humanas e educação, formando profissionais de alto nível e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste, principalmente. Pretende atuar na formação de profissionais em nível de graduação e pós-graduação, OFERTA de serviços educacionais, cursos de extensão, desenvolvimento de pesquisas cujos resultados possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
 
Os princípios norteadores do projeto pedagógico do ICESPI se configuram como linhas mestras da prática pedagógica dos cursos e da gestão do Instituto, que orientarão todas as ações da comunidade acadêmica interna, tais como, os administradores da Instituição, os docentes, o pessoal técnico-administrativo e o corpo discente.
 
As diretrizes pedagógicas do Instituto estão pautadas nas seguintes diretrizes:
 
I - os cursos de graduação e pós-graduação do ICESPI devem ser assumidos como um projeto único de formação de profissionais qualificados para o mundo do trabalho, tendo como núcleo a formação da cidadania. 
 
Um projeto único de formação significa buscar a unidade na diversidade dos perfis profissionais definidos no projeto específico de cada curso oferecido pelo Instituto, tornando possível uma construção coletiva de uma totalidade. Isto implica estabelecer relações democráticas no interior do Instituto, sendo imprescindível que a comunidade acadêmica interna esteja sempre aberta para a reflexão sobre sua prática e mobilizada pela vontade política de construir uma instituição capacitada para a OFERTA de um ensino superior de qualidade;
 
II - o respeito à diversidade dos cursos de nível superior oferecidos pelo ICESPI é fator essencial para a formação da cidadania no interior da Instituição. Ainda que o Instituto possua uma estrutura administrativa própria e integradora dos seus diferentes setores, existe uma dinâmica diferenciada na gestão de cada curso, que deve ser respeitada e valorizada no que se refere às iniciativas que promovam a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional oferecida.
 
A pesquisa e a produção científica no ICESPI, associada ao ensino e à extensão, será processo permanente e terá por objetivos:
 
I - formar e aperfeiçoar o espírito científico do aluno;
 
II - renovar e atualizar a informação, a técnica e a metodologia da aprendizagem;
 
III - permitir a plena criatividade do corpo docente e discente e seu aprimoramento cultural;
 
IV - contribuir para melhor análise e compreensão da realidade sócio-econômico-cultural e educacional nacional, com ênfase na do Piauí e da Região Nordeste;
 
V - fornecer subsídios teórico-práticos para os programas de extensão, para as atividades de estágio e para os projetos de intervenção social na realidade piauiense e nordestina;
 
As normas de incentivo à pesquisa e à produção científica deverão ser formuladas em conjunto pelas Coordenações de Curso, apreciadas pelos Colegiados de Curso e homologadas pelo Conselho Superior do ICESPI.
 
O Instituto tem como uma de suas funções a extensão, esta definida como o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação integrada e sistematizada da Instituição com a sociedade na qual está inserida e com a qual está comprometida.
 
As atividades de extensão podem ser de diferentes naturezas, tais como, consultorias, assessorias, cursos, simpósios, conferências, debates, treinamento profissional, prestação de serviços, desenvolvimento comunitário, programas, projetos de alcance econômico, sócio-cultural e político, realizados interna ou externamente ao ICESPI.
 
É através da extensão que o Instituto quer estabelecer o seu compromisso político-social com as comunidades carentes de Teresina e seu entorno.
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!