Visita surpresa do Papa à Comissão para a América

14/07/2016 21:45
Rádio Vaticana
Visita surpresa do Papa à Comissão para a América Latina
 
Cidade do Vaticano (RV) - “Uma surpresa incrível do Papa Francisco”. Assim comentaram, com muito entusiasmo, os funcionários da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), a visita realizada pelo Pontífice esta manhã. O Papa se apresentou batendo na porta do escritório da Via da Conciliação por volta das 9 horas da manhã, enquanto se realizava uma reunião dedicada à próxima celebração do Jubileu da Misericórdia em Bogotá.
 
“Só quis dar uma passada para vê-los”
 
Diante dos rostos estupefatos pela emoção – segundo a nota publicada pela CAL – o Papa usou uma expressão típica dos latino-americanos para anunciar uma visita inesperada: “Só quis dar uma passada para vê-los”. Com simplicidade e cordialidade, Francisco deu bom dia a todos, pedindo para participar do encontro. Logo depois, um funcionário advertiu o Secretário encarregado da Vice-Presidência, o Prof. Guzmàn Carriquiry, que recebeu o Pontífice.
 
“Tens tempo para falar um pouco?”
 
Ao entrar no escritório do Prof. Carryquiri, o Papa perguntou: “Tens um tempinho para conversar um pouco?”. De fato, o Pontífice deteve-se em uma conversa privada por cerca de meia-hora, para então saudar e trocar algumas palavras com cada funcionário da Comissão. Um encontro familiar no qual o Papa fez referências a experiências e recordações das visitas à CAL como Arcebispo de Buenos Aires. Não faltaram fotografia, selfies e histórias espirituosas entre os presentes.
 
“Estamos nas mãos de Deus”
 
Enquanto se desenvolvia o encontro do Papa com o Vice-Presidente da CAL, um dos membros da Segurança Vaticana respondeu às curiosas perguntas dos funcionários explicando que, depois de uma consulta odontológica ao Fundo de Assistência Sanitária (FAS), dentro do Vaticano, o Papa havia manifestado a intenção de visitar a CAL. Não obstante tenha sido informado do complexo protocolo de segurança, o Pontífice usou um argumento irrefutável: “Não se preocupe, estamos nas mãos de Deus”. 
 
A Comissão
 
A Pontifícia Comissão para a América Latina foi instituída por Pio XII em 21 de abril de 1958, com a missão de estudar de maneira mais unitária as principais questões da vida católica, a defesa da fé e o incremento da religião na América Latina; favorecer uma maior colaboração entre os Dicastérios da Cúria Romana interessados na solução de tais problemas e ajudar as igrejas daquele continentes e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).
 
Com o Motu Proprio Decessores Nostri, de 1988, São João Paulo II reestruturou e fortaleceu este Organismo, determinando a sua estrutura, finalidade e atividade.
 
Com o Motu Proprio, somado à Constituição Apostólica Pastor Bonus, a Comissão tem a missão de aconselhar e ajudar as Igrejas particulares da América Latina, e de estudar, de forma unitária, as problemáticas doutrinais e as questões pastorais que se referem à vida e ao desenvolvimento destas Igrejas, com particular atenção à animação e a promoção da Nova Evangelização.
 
A Comissão é composta por Conselheiros e Membros escolhidos pelo Papa entre Cardeais e Bispos, sobretudo da Cúria Romana ou da América Latina. O Presidente da Comissão é o Prefeito da Congregação para os Bispos.
 
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!