Arimateia é o novo presidente do DCE-ICESPI

18/05/2018 08:51
Chapa 1 vence eleições do DCE para biênio 2018-2020
Foto: da esquerda pra direita, Yago Waquim, Arimateia Conrado (presidente), vice Sávio Daniel, e tesoureiro Charles. Yago Waquim - Arquidiocese de Teresina, Arimateia Conrado (Diocese de Parnaíba), Sávio - Arquidiocese de Teresina. Charles - Diocese de Campo Maior.
 
Por Josenildo Melo*
 
O Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí viveu intensamente o processo eleitoral que ocorreu no DCE - Diretório Central dos Estudantes. Uma disputa sadia que movimentou verdadeiramente a instituição. Durante o intervalo de quinze minutos, momento entre as duas primeiras aulas e os dois últimos horários, cada chapa se movimentava através de comícios e corpo a corpo na busca de votos. 
 
Afinal o que é mesmo a Política? Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Assim sendo, venceu as eleições do DCE a chapa que permaneceu unida até o final da apuração e que realmente convenceu os votantes com suas propostas e argumentos.
 
A eleição aconteceu, dia 16 de maio de 2018. O processo eleitoral começou desde o dia 1º (primeiro) de maio, quando houve o lançamento das chapas e inicio da campanha eleitoral, que foi marcada pelo confronto de idéias e busca de votos. A votação foi realizada em (3) três sessões. A primeira no pólo do bairro de Fátima, na noite do dia 15 de maio, a segunda na sala de informática, para os alunos do curso da Filosofia, e na sala do 4º ano de Teologia, para os estudantes da Teologia. Foram às urnas 143 estudantes, dos 153 matriculados, e com 15 ausentes. De acordo com a Comissão Eleitoral, houve 130 votos válidos, 2 votos inválidos, 3 votos nulos e 1 branco. Sendo que a chapa 01 “O progresso continua” contabilizou 85 votos, sendo respectivamente 63,5% dos votos válidos, e a chapa 02 obteve 45 votos, correspondendo a 34,7% dos votos válidos.
A apuração do resultado foi anunciada por volta das 12hs30min, quando fixado no mural a folha de proclamação. De modo que a Comissão Eleitoral declarou eleita pela a maioria dos votos válidos a chapa 1, “O progresso continua”, tendo como presidente Arimateia Conrado, e vice o Sávio Daniel, secretário Yago Waquim e tesoureiro Charles. Hoje, após passar o tempo previsto para recursos, foi oficializado o resultado.
 
De modo que a nova diretoria foi saudada pela atual gestão do DCE, através de nota no facebook, manifestando alegria com o resultado e manifestando que o futuro do DCE será promissor. Também parabenizou o diretor do ICESPI, padre Jonilson, afirmando que o DCE sempre terá espaço dentro da faculdade para buscar melhoria para o ensino. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 13 de junho, as 10hs da manhã no auditório do ICESPI.
 
 
*Com informações do site da Instituição - https://www.icespi.com.br
 
 
O Assistente Social e Jornalista Josenildo Melo acompanhou pessoalmente do início ao fim o processo eleitoral. Josenildo Melo atualmente é Estudante de Filosofia.
 
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!