China produz 60 por cento das decorações de Natal

14/12/2017 06:28
Aldeia no leste da China produz 60% das decorações de Natal do mundo
YIWU, Zhejiang, 13 de dez (Diário do Povo Online) – Quase dois terços dos produtos de Natal do mundo são fabricados em Yiwu, uma cidade no interior da província de Zhejiang, localizada a cerca de uma hora de trem-bala de Shanghai, de acordo com uma reportagem da ABC.
 
Pelo menos 30% das suas encomendas são dos EUA e o resto é da Rússia, América Latina e do mercado doméstico da China, revelaram os trabalhadores das fábricas de produtos de Natal em Yiwu.
 
Mais de 600 fábricas e workshops nessa pequena cidade, com uma população de 1,2 milhões, produziram produtos de Natal com valor de três bilhões de dólares entre setembro de 2016 e agosto de 2017, de acordo com os registros mensais da Alfândega de Hangzhou.
 
O Natal não é um feriado oficial na China, mas cada vez mais pessoas começam a celebrá-lo, implicando uma maior demanda de decorações enviadas de Yiwu.
 
"Os meus filhos gostam muito do Natal - é como celebrar o Ano Novo Chinês", disse Huang Aijuan, dona de uma fábrica que produz árvores de Natal artificiais.
 
O verão é o pico do ano para produzir produtos de Natal - incluindo árvores, chapéus, bolas de metal e lâmpadas LED - pois as encomendas têm que ser feitas meses antes da época natalícia. A primeira parada para os comerciantes é o Mercado de Negócio Internacional de Yiwu.
 
No centro da cidade de Yiwu, o mercado somente por atacado cobre uma área de duas milhas quadradas, aproximadamente do tamanho de 26 lojas principais de Macy's em Herald Square em Nova Iorque. A subdivisão de produtos de Natal é apenas uma pequena parte entre as 75 mil estantes.
 
Todas as estantes que vendem commodities competem pelo preço mais barato através de baixo custo e mão-de-obra barata.
 
A maioria dos trabalhadores na linha de produção são trabalhadores migrantes, que trabalham 13 horas por dia e sete dias por semana, ganhando cerca de 198 yuans (30 dólares) diários.
 
Com trens viajando diretamente entre Yiwu e Madrid, Londres, Praga e, recentemente, Teerã, cada vez mais produtos de Natal serão produzidos nos próximos anos.  
 
(Web editor: Chen Ying, editor)
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!