Coluna do Cláudio Humberto - 18 de Agosto de 2018

18/08/2018 04:50

‘LIMINAR’ DA ONU PRÓ-LULA É UMA ‘NOTA À IMPRENSA’

Jornalões caíram na conversa fiada da defesa do ex-presidente Lula sobre suposta “liminar” favorável ao preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Trata-se na verdade de uma “recomendação”, com valor semelhante ao de uma “nota à imprensa” ou “nota de solidariedade”, de caráter pessoal, dos funcionários que integram um comitê técnico de Direitos Humanos, onde não há países representados. Parciais, eles nem se deram ao trabalho de pedir informações ao Brasil sobre o caso.

SEM ENDOSSO

A “recomendação” do comitê técnico nem sequer foi endossada pelo Alto-Comissariado dos Direitos Humanos, este sim, órgão da ONU.

CRIOULO DOIDO

O confuso comitê recomenda que Lula tenha “acesso à mídia e aos companheiros de partido”, conforme o pedido da defesa feito em 2016.

SEM VALOR JURÍDICO

Ainda que a “recomendação” fosse da própria ONU, a assembleia geral não é instância de recurso da Justiça. E o Brasil é um País soberano.

PAGANDO A BOQUINHA

A “recomendação” foi arrumada pelo lobby de petistas ocupantes de boquinhas obtidas em Genebra por indicação de governos do PT.

DENÚNCIA DE NEPOTISMO AGITA O TRT DO MARANHÃO

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região), Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, não parece preocupada com acusações de nepotismo. Ela mantém duas irmãs em cargos de direção diretamente vinculados ao seu gabinete. Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que disciplinam o assunto, vedam esse tipo de relação, ainda que ambas sejam concursadas.

IRMÃ NA SECRETARIA

Uma das irmãs da presidente do TRT-MA, Silvia Maria, tem cargo comissionado (nível CJ3) e responde pela Secretaria de Administração.

IRMÃ COORDENADORA

A outra irmã da desembargadora presidente do TRT-MA, Suzana, ocupa a Coordenadoria de Precatórios (nível CJ2).

CALA-TE BOCA

Mesmo solicitados desde a manhã de sexta (17), a entidade de juízes (Anamatra), o CNJ e TRT não se preocuparam em esclarecer o caso.

INSATISFAÇÃO TOTAL

Segundo o Paraná Pesquisa, eleitores de formação superior são os mais insatisfeitos com a atuação de deputados federais e senadores: 89,7%. Média é de 82%. Pesquisa registrada sob o nº BR-02891/2018.

Ó EM 2019

Aprovada no Senado, a liberação da venda direta de etanol para postos ainda precisa passar por duas comissões da Câmara antes do plenário. No ritmo do “esforço mínimo” devido às eleições, deve ficar para 2019.

FIM DA FARRA

Projeto do senador José Medeiros (Pode-MT) acaba com a concessão automática do “saidão”, usado por presos para cometer novos crimes. “A falta de verificação individualizada põe a população em risco”, disse.

NO ÔNIBUS É PIOR

A cobrança abusiva de bagagem em aviões ganhou o noticiário, mas há 20 anos os mais pobres, que recorrem ao ônibus, pagam 0,5% do valor da passagem para cada quilo excedente. E ninguém fala nada.

FALTAM 50 DIAS

A partir deste sábado (18) faltam apenas 50 dias para a votação do primeiro turno da eleição presidencial de 2018. No próximo dia 31 de agosto começa a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.

SEGUNDA INSTÂNCIA

Abaixo-assinado no portal Change.org pede a tramitação imediata da PEC 410/18, que consolida a prisão após a condenação em segunda instância. Por enquanto, somou só 1.427 assinaturas em quatro meses.

DENTRO DO PRAZO

Contando prazos de impugnação e recursos da defesa, o ministro Luís Barroso (STF) deve colocar o registro de candidatura do petista Lula em pauta para ser julgado até a primeira semana de setembro.

BRASIL NA FRENTE

Entre 2009 e 2017, nos governos Barack Obama, sete parlamentares, um juiz federal e o diretor da CIA foram condenados pela Justiça. No Brasil, só na Lava Jato são mais de dez políticos federais presos, incluindo ex-presidente da República e um ex-presidente da Câmara.

PENSANDO BEM…

…Lula é o dr. Bumbum dos pré-candidatos a presidente.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!