Coluna do Cláudio Humberto - 21 de julho de 2018

21/07/2018 10:04

BARROSO PÕE ‘CANDIDATURA AVULSA’ NA GELADEIRA

CLAUDIO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que não seria viável aprovar as candidaturas avulsas já para as eleições de 2018. Por isso, o Supremo Tribunal Federal (STF) também não vai abordar o tema este ano. Para o relator da matéria no STF, ministro Luís Roberto Barroso, decidir essa matéria antes da eleição só criaria “tumulto” e “tumulto é tudo o que não precisamos”. Para o ministro é preciso regular o tema.

ATENÇÃO A INTERESSADOS

O ministro Luís Roberto Barroso pretende realizar uma audiência pública para ouvir especialistas e interessados na candidatura avulsa.

REGULAMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Para Barroso, a introdução da candidatura avulsa exige mais do que simples decisão judicial, precisa de “regulamentação detalhada”.

DETALHE

O maior interessado na candidatura avulsa era o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, que se dizia “avesso a partidos” até se filiar ao PSB.

PARTIDO É PRÉ-REQUISITO

Atualmente qualquer cidadão brasileiro que atender aos pré-requisitos da Lei da Ficha Limpa precisa se filiar a um partido para se candidatar.

CPLP ENFRENTA MÁ VONTADE E BOICOTE NO ITAMARATY

O Itamaraty sempre torceu o nariz para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP): a ideia foi do então embaixador em Lisboa, José Aparecido de Oliveira, que não era diplomata de carreira. O chanceler da época, Luiz Felipe Lampreia, manobrou para o Brasil não exercer a primeira presidência da CPLP, destinada a Aparecido. E perseguiu o diplomata Miguel Gustavo Paiva Torres, que ousou auxiliar na criação do organismo. O Itamaraty jamais lhes pediu desculpas.

CARREIRA SUFOCADA

A elogiada tese de Miguel Torres em defesa da CPLP foi rejeitada “por ordem superior” e, rompendo a praxe, “interdição de reapresentação”.

IDEIA BRILHANTE

A CPLP neutralizou a articulação para criação do grupo lusófono “5+1” (cinco países africanos e Portugal), destinado a isolar o Brasil na África.

BOICOTE CONTINUA

O script definido para Temer pelo Itamaraty, na 12ª cúpula da CPLP em Cabo Verde, não incluiu menção ao papel histórico de José Aparecido.

COINCIDÊNCIAS FATAIS

O sindicato das distribuidoras/atravessadoras ingressou com petição na Justiça Federal contra a venda direta de etanol das usinas aos postos. Procuradores federais também entraram em favor das atravessadoras. Quem leu as duas petições identificou constrangedoras coincidências.

CHAPA INCOMPLETA

O Partido Social Cristão (PSC) homologou ontem em Brasília a candidatura do ex-presidente do BNDES e do IBGE, ambos os cargos na era Michel Temer, Paulo Rabelo de Castro. Sem candidato a vice.

CIRO SEM VICE

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se lançou ontem candidato a presidente na sede nacional do partido, em Brasília. Ele foi o segundo a oficializar a candidatura presidencial. E também sem candidato a vice.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

O diretório do MDB do Mato Grosso, decidiu nesta sexta (20) manter a candidatura do enroladíssimo ex-governador André Puccinelli a retomar o cargo. O partido também decidiu não adiar a data da sua convenção.

CAPITÃO RENAN

O capitão Renan Contar vai percorrer numa moto Harley Davidson os 79 municípios do Mato Grosso do Sul pregando seu nome para deputado estadual e Jair Bolsonaro para presidente. Oficial do Exército, esse Renan ficha limpa pretende encerrar o roteiro em trinta dias.

PAÍS RICO É ASSIM

Ao contrário de países ricos e superdesenvolvidos como o Brasil, a Coreia do Sul não deu cela especial ou regalias à ex-presidente Park Geun-hye. Condenada a 32 anos de prisão por corrupção envolvendo fundos estatais e eleições, não ganhou acampamento, nem doações.

NÃO ENGANA NINGUÉM

A derrota na disputa pelo apoio do Centrão não foi digerida pelo PDT. O deputado André Figueiredo (CE) agora diz que isso facilita suposta composição de chapa com o PSB. Correu atrás: “seria o vice ideal”, diz.

VERA E HERTZ

Passou batido nos jornalões, que só falaram de PDT e PSC, mas o PSTU também realizou sua convenção ontem e terá chapa completa. A operária Vera Lúcia será candidata do partido, com Hertz Dias de vice.

PENSANDO BEM…

… em terra de pré-candidato, quem tem vice é rei.

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!