De onde veio a serpente? De onde veio Satanás?

15/11/2018 13:40

De onde veio Satanás?

O relato da Bíblia sobre a queda no Jardim do Éden levanta várias questões importantes. O principal deles geralmente é algo assim: de onde vem o mal em um mundo bom criado por um bom Deus?

Devemos admitir que a Bíblia não responde explicita e definitivamente a essa questão. Mas também temos de reconhecer que a Bíblia faz diga-nos muitas coisas que, tomados em conjunto, podem nos ajudar a fazer uma tentativa razoável a uma resposta.

De onde veio a serpente?

Gênesis 3: 1 é a primeira menção da primeira serpente da Bíblia. Gênesis 1–2 não dá registro de Deus criando qualquer animal desse tipo. Mas vários fatores apóiam a idéia de que Deus criou serpentes ao mesmo tempo em que ele fez todas as outras “bestas do campo”. Por um lado, Gênesis 3: 1 nos diz que a serpente era “mais astuta do que qualquer outra besta do campo que a SENHOR Deus fez ”, o que implica que Deus fez a serpente, assim como ele fez as outras bestas.

A serpente se aproximou de Eve sem de maneira alguma pegá-la de surpresa. Se esta foi a primeira vez que ela viu uma serpente, Eve pelo menos ficaria um pouco surpresa com sua presença. Além disso, Isaías 65:25 declara que os novos céus e a nova terra conterão serpentes juntamente com outros animais, o que parece sugerir que todos faziam parte da criação original de Deus.

Todas estas coisas apóiam a conclusão de que Deus criou a serpente junto com todos os outros animais e que ele a pronunciou, e tudo mais, “muito bom” ( Gn 1:31 ).

O que, então, fazemos sobre o relato da tentação no Éden? Como uma serpente, criada por Deus, intencionalmente tenta Adão e Eva e os leva à rebelião contra Deus? Novamente, é importante ressaltar que a Bíblia não está explícita aqui. Mas várias passagens importantes sugerem que a resposta mais provável é que Satanás habitou a serpente e a usou como seu instrumento para enganar Adão e Eva.

Passagens como Mateus 8: 28–34 e Marcos 5: 6–13 indicam que os demônios podem habitar pessoas e animais. E Lucas 22: 3 nos mostra que o próprio Satanás, pelo menos em uma ocasião, “entrou” em um homem e o usou como seu instrumento para trair Jesus e entregá-lo para ser crucificado. Além do mais, Apocalipse 12: 9 e João 8:44 oferecem prova de que a serpente do jardim não é outro senão o próprio Satanás.

João Calvino argumenta que Satanás escolheu a serpente como seu porta-voz, porque sabia que não poderia aparecer a Adão e Eva e falar com eles como a si mesmo. Ele precisava de um porta-voz que não levantasse suas suspeitas imediatas, uma com a qual eles teriam familiaridade. Calvino então diz que Satanás escolheu o animal mais adequado possível para realizar seus planos. Ele escolheu o único animal em toda a criação de Deus que era mais astuto ou astucioso ( Gênesis 3: 1 ), aquele que era o mais perspicaz ou sábio ( Mt 10:16 ).

Ele pegou os dons naturais da serpente e os perverteu para seus próprios propósitos nefastos.

Essa é uma das razões pelas quais acredito que Deus criou a serpente como é agora. Ele criou isto para rastejar sobre sua barriga e comer o pó da terra. Embora eu saiba que os outros discordarão de mim e prefiram pensar na serpente como sendo criada correta e destinada a viajar em sua barriga somente através do julgamento em Gênesis 3:14 , acho que há pelo menos dois fatores que sustentam minha visão.

Primeiro, Isaías 65:25 indica que a serpente rastejará em seu ventre no novo céu e na nova terra e sugere que essa era sua condição original de pré-queda, agora sendo restaurada nos novos céus e na nova terra.

Segundo, parece estranho que Deus desabafasse sua ira sobre a serpente em Gênesis 3:14 , e daí em diante a relegasse para um destino diferente para a eternidade, quando todo o teor da passagem indica que Deus está principalmente visando Satanás em seus julgamentos. É Satanás, não a serpente, quem é o principal culpado neste encontro com Adão e Eva; e é Satanás, não a serpente, que é principalmente assaltada nos juízos pronunciados por Deus.

É o suficiente para a serpente ser consignada à condição em que estava antes da queda, mas agora, também há inimizade entre ela e a humanidade até que Jesus retorne. Sem dúvida, essa inimizade é parte do plano de Deus para dar à humanidade uma lembrança constante de nossa queda e dos perigos de Satanás, nosso inimigo espiritual.

De onde veio Satanás?

Mas se Satanás é responsável por possuir a serpente e usá-la para seus próprios propósitos malignos, então a questão segue, de onde vem Satanás ? A Bíblia parece ensinar que Satanás é um ser criado que se voltou contra Deus e abraçou o mal.

Apocalipse 12: 7–9 e Judas 6 são duas passagens importantes aqui. Ambos indicam que Satanás é um anjo que é responsável por liderar um grupo de anjos companheiros na rejeição da autoridade de Deus. Como resultado, eles foram removidos do céu e “jogados” na terra, onde agora se entregaram à guerra contra a semente da mulher, o povo de Deus ( Ap 12:17 ).

Hebreus 1: 7 e 1:14 sugerem ainda que todos os anjos são seres criados por Deus para servir a ele e a seu povo. E de acordo com Gênesis 1: 1 , Deus existiu sozinho no começo quando começou seu trabalho criativo. Só Deus é eterno. Somente Deus é auto-existente e a base de todos os seres ( Êxodo 3:14 ; Atos 17:28 ). Tudo o resto provém dele e é feito por ele. O próprio Satanás fazia parte da boa criação de Deus.

De onde veio o mal?

Mas se Satanás - e todas as outras criaturas - foi criado por Deus para ser bom, de onde veio o mal? Mais uma vez, a Bíblia não responde explicitamente a essa pergunta. Mas sugere uma resposta provável em pelo menos duas maneiras principais.

Primeiro, passagens como Habacuque 1:13 , Salmos 5: 4–6 , Tiago 1:13 e 1 João 1: 5 ensinam que Deus não é o autor nem o criador do mal. Ele é pura luz e, como tal, não há nenhuma escuridão nele ( 1 João 1: 5 ) - nem mesmo uma sombra de mudança ( Tiago 1:17 ). E se Deus não pode ser tentado com o mal, como diz Tiago 1:13 , então certamente não se pode criá-lo, porque criar o mal seria o mal.

Segundo, passagens como 1 João 3: 4 e Tito 2: 11–12 , entre outros, sugerem que o mal não é uma “coisa” em si mesmo, mas é a ausência ou privação de alguma coisa. Assim como o pecado é a privação da legalidade ( 1 João 3: 4 ), o mal parece ser a privação do bem - ou do próprio Deus. O mal é un -godliness, un -righteousness ( Rom. 1:18 ), e tudo o mais que é nãoDeus. Não é uma substância que deve ser criada - como todas as outras substâncias - para existir. É uma atitude anti-Deus ou uma postura que se coloca contra Deus. E se isso for verdade, então tudo o que é necessário para o mal existir é que existam criaturas que tenham a capacidade de escolher ou rejeitar a Deus.

Assim, pode-se dizer que o mal “entrou” no mundo quando Deus criou os anjos, um dos quais escolheu se afastar de Deus, colocou-se contra ele e levou tantos outros quanto pôde para fazer o mesmo.

Deus grande

O que tudo isso significa? Para começar, a origem do mal tem sido uma fonte incômoda de dúvidas para muitos e uma fonte desconcertante de constrangimento para os outros. Como cristãos, nem sempre estamos prontos para dar uma razão para a esperança que existe em nós ( 1Pe 3:15 ) - pelo menos não nesta área. Mas meu desejo é que os outros vejam que a cosmovisão cristã realmente é plausível, muito mais do que a cosmovisão ateísta que não tem absolutamente nenhuma base em si para explicar a existência do mal.

Mais do que qualquer outra coisa, o problema da origem do mal deve nos lembrar de quão grande é realmente o nosso Deus. Ele é, como Paulo diz em Romanos 11 , “insondável” e “inescrutável”, e seus caminhos estão além do nosso rastreamento. Quando chegamos tão longe quanto podemos, ainda não chegamos perto de aprofundar suas profundezas. Ele é muito mais profundo que o oceano mais profundo e muito maior que a grandeza do universo.

No final, tudo o que podemos fazer é gritar com Paulo: “Pois dele e por meio dele e para ele são todas as coisas. Para ele seja glória para sempre. Amém ”( Rom. 11:36 ).


Guy M. Richard é diretor executivo e professor assistente de teologia sistemática no Reformed Theological Seminary, em Atlanta. Anteriormente, ele serviu como ministro sênior da Primeira Igreja Presbiteriana em Gulfport, Mississippi (PCA) por quase 12 anos. Ele é autor de dois livros e muitos artigos em vários livros e periódicos. Guy e sua esposa, Jennifer, têm três filhos. 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!