Dom Jacinto Brito receberá título de cidadania

14/05/2018 18:22

Por Josenildo Melo

                        O ARCEBISPO DAS VOCAÇÕES E DA COMUNICAÇÃO!

            Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho é Arcebispo da Arquidiocese de Teresina. O 7º arcebispo. Sucedeu a Dom Sérgio da Rocha. O início do Ministério como Arcebispo ocorreu a partir do dia seis (06) de maio (05) de (2012) dois mil e doze. Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho – O Arcebispo das Vocações e da Comunicação!

Na função pastoral não tem essa de área de menor ou maior importância, porém vale enfatizar a pergunta; qual instituição sobreviveria sem discípulos e sem se comunicar bem? Nenhuma. A Igreja não é simplesmente humana, mas divina e governada pelo espírito santo; no entanto os homens inteligentes da Igreja sempre deram atenção especial às vocações e à comunicação. Neste momento o Seminário Sagrado Coração de Jesus vive o auge vocacional na contemporaneidade. E o trabalho de interação com os meios de comunicação social o seu ápice. Além do reforço e apoio aos meios de comunicação social da própria Igreja Católica.

            A Rádio Pioneira de Teresina já começou a operar em FM através da frequência modulada 88.7 – e agora com muito mais programação religiosa e músicas católicas. A vocação ao diaconato permanente cresce a cada dia. A vocação sacerdotal e religiosa começa a registrar números expressivos e a tendência é de crescimento devido ao coração misericordioso de Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho; um Arcebispo seguidor fiel do jesuíta Papa Francisco. Qualquer atitude tomada por Dom Jacinto, o mesmo, faz questão de emitir um comunicado bem impresso, claro e preciso na forma de comunicar. Com uma linguagem que fala ao Coração; sabedoria e linguagem correta!

            Qual a etimologia da palavra Arcebispo? Segundo o Professor Felipe Aquino Arcebispo é o Bispo de uma Arquidiocese, o titular da sede metropolitana, que é a diocese mais antiga de uma Província Eclesiástica, que é formada pelo conjunto de diversas dioceses. Ele é responsável pelo zelo da fé e da disciplina eclesiástica e pela presidência das reuniões dos Bispos da Província. Mas não intervém diretamente na organização e na ação pastoral das demais dioceses (sufragâneas) da arquidiocese. O arcebispo usa nos limites de sua Província, durante as funções litúrgicas, como sinal de unidade de sua Província com a Igreja em todo o mundo, o pálio, que lhe é entregue pelo Papa, no dia da festa de S. Pedro e S. Paulo, 29 de junho: uma faixa branca decorada de cruzes pretas que cobre os ombros, confeccionada com a lã de um cordeiro.

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho - será homenageado com o título de cidadão teresinense pela câmara municipal de Teresina. Título justo e merecido, pois Dom Jacinto vem sendo considerado o Arcebispo que nas últimas décadas tem dado total atenção às vocações e à comunicação. Dois setores essenciais e estratégicos para a Instituição que pertence – a Igreja Católica Apostólica Romana. Vale ressaltar ainda que o zelo litúrgico e pastoral se estende ao Clero e a seus Seminaristas. O Arcebispo - Dom Jacinto costuma trabalhar com metas a serem cumpridas e não é meramente no aspecto pragmático, mas, sobretudo rogando fervorosamente a Deus por mais Santas Vocações!

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!