IV JORNADA UNIVERSITÁRIA CATÓLICA

19/05/2018 20:29
IV JORNADA DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA CATÓLICA
30073165_1601280079970702_6467588272775807360_o
Por Josenildo Melo - Jornalista MTB DRT PI 01958 - Credenciado Vaticanista
 
Com a presença de Dom Jancinto Furtado de Brito Sobrinho - Arcebispo de Teresina, aconteceu hoje, dia 19 de maio de 2018, um grande encontro com a presença de mais de 400 universitários das diversas universidades e faculdades de Teresina. 
 
O objetivo do encontro foi debater a presença amiga, acalentadora e missionária no âmbito das academias de ensino. Foi ressaltada a importância de ser realmente sal e luz neste mundo universitário; respeitando as diferenças religiosas, étnicas, sexual e cultural. O principal objetivo de um universitário católico é ser presença de Cristo nestes ambientes; sobretudo através do testemunho de autêntica vida cristã.
 
O grande encontro de amigos no Senhor, contou ainda com a presença de diversos professores e professoras universitárias; o ministério de música da RCC - Renovação Carismática Católica; Padre Tony Batista, Pe. Amarildo, Padre Isaías, Diácono Kleiton e um assesor advindo da Cidade de Sobral - CE; oficinas temáticas subdividas em vários grupos; apresentação e partilhas.
Resultado de imagem para dom jacinto furtado de brito sobrinho fotos
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho - O Arcebispo das Vocações e da Comunicação.
 
Falar de pastoral universitária, primeiramente é perceber que o objeto de estudo ou de conhecimento é a pastoral, e mais concretamente, a pastoral que atua no mundo universitário ou no âmbito universitário. O conceito de pastoral apresentado no Concílio Vaticano II, na Gaudium et Spes, diz que pastoral consiste em se debruçar sobre as aspirações e as angústias dos homens para lhes propor, a partir dela, a mensagem cristã. Pastoral é “a condução como pastores”, não limitada a ação dos pastores, mas a ação de toda a comunidade, de toda a Igreja. Pastoral, em um sentido amplo, é “ a ação evangelizadora da Igreja e sua missão neste mundo, por tanto, a pastoral universitária é a ação evangelizadora da Igreja neste meio. Sendo assim, a questão fundamental é que somos chamados a viver a fé nesse meio. E provavelmente a pergunta fundamental seja: como transmitir a fé nesse meio?
 
De forma serena, firme, sensata e principalmente através do testemunho de vida Cristã.
 
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!