Partidos participam do Fórum Social Mundial

13/03/2018 07:51
Partidos participam do Fórum Social Mundial e miram alianças para outubro
Evento reunirá cerca de 60 mil pessoas em Salvador (BA).
 
Com presença do PT, Psol e PC do B - Evento reúne movimentos sociais
 
PODER360 
 
Começa nesta 3ª feira (13.mar.2018) a 13ª edição do Fórum Social Mundial, em Salvador (BA). Com o tema “Resistir é criar. Resistir é transformar”, visa promover a transformação do ser humano em busca de “um outro mundo possível”, debatendo temas como democracia, direitos humanos, opressão e enfrentamento ao neoliberalismo.
 
O evento vai até sábado (17.mar.2018). Cerca de 60 mil pessoas de 120 países devem participar do evento. As atividades ocorrerão no Campus de Ondina da UFBA (Universidade Federal da Bahia), no Parque do Abaeté, em Itapuã e no Parque São Bartolomeu, no subúrbio da Cidade. Veja a programação geral e de atividades temáticas.
 
Partidos como PT, Psol e PC do B, vão participar do evento. O PT terá uma tenda conjunta com a Fundação Perseu Abramo. No local serão realizadas reuniões setoriais do partido, reunião da Executiva Nacional e reuniões bilaterais com movimentos sociais internacionais e nacionais. Intenção da sigla é denunciar o “golpe” no Brasil durante o evento.
 
O evento terá a presença dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, além dos ex-presidentes do Uruguai Pepe Mujica, e da Argentina Cristina Kirchner.
 
A pré-candidata Manuela D’Ávila (PC do B) também confirmou participação na executiva petista.
 
O Psol acompanhará os movimentos sociais na programação da Tenda Sem Medo e da Tenda da Unidade. Nas tendas serão promovidas atividades da juventude, de centrais sindicais, debates sobre a situação carcerária brasileira, conjuntura, dentre outros. Estarão presentes no evento os pré-candidatos à Presidência e Vice-Presidência do partido, Guilherme Boulos e Sonia Guajajara. Veja a programação das tendas do Psol.
 
PT EM BUSCA DE ALIANÇAS
 
De acordo com a assessoria do partido, a direção nacional do PT vem trabalhando para construir nacionalmente uma aliança programática e eleitoral com os partidos de centro-esquerda: PC do B, PDT, PSB e PSOL.
 
Na última 6ª feira (9.mar.2018), dirigentes do PT de Pernambuco reuniram-se com a presidente da sigla e senadora, Gleisi Hoffmann, e o ex-presidente Lula, “para analisar o quadro político e eleitoral no Estado”.
 
Essa estratégia pode ser pauta nos debates do FSM 2018. No entanto, a assessoria do Psol, por exemplo, afirma que continuará “apostando e jogando peso em sua candidatura própria”.
 
O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 
 
O fórum foi criado em 2001 pela sociedade civil organizada e é realizado a cada 2 anos. A proposta é de reunir movimentos sociais e debater e estabelecer estratégias de enfrentamento de problemas sociais, como na época foi o combate ao terrorismo, devido ao ataque às Torres Gêmeas nos Estados Unidos.
 
As primeiras edições foram em Porto Alegre (2001, 2002, 2003 e 2005). Depois o FSM foi promovido pelo mundo, com encontros em Mumbai, Caracas, Karashi, Bamako, Nairobi, Belém, Dacar, Tunis e Montreal.
 
No encontro são realizados seminários, plenárias, oficinas, atividades culturais, conferências, marchas e atos políticos pela cidade onde é realizado.
 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!